Indicação sugere cadastro para facilitar a vida de pacientes
Cadastro facilitaria a vida do povo
O Plenário da Câmara Municipal aprovou em fevereiro a sugestão do Vereador Pedro Messias Alves quanto a formação de um cadastro dos usuários da Farmácia Básica. A sugestão foi feita através da Indicação 84/2009, que foi protocolada na Câmara em Janeiro, votada em Fevereiro e encaminhada ao Prefeito após a aprovação. A idéia, segundo o Vereador é facilitar a vida de pacientes que se utilizam de remédios contínuos.
“Muitas pessoas em Campanha fazem tratamentos contínuos e precisam todos os meses de remédios. Muitos não podem comprá-los pela situação financeira e dependem da Farmácia Básica da Prefeitura Municipal. Como todos os meses eles dependem deste benefício seria importante que a Prefeitura viabilizasse um cadastro dos pacientes de tratamento contínuo para que esses remédios fossem entregues nas residências dos pacientes, facilitando assim a vida de cada um deles”.
O cadastro, segundo ele, seria gerido pelo Serviço Municipal de Saúde e os remédios seriam distribuídos através dos agentes comunitários de saúde que já fazem o trabalho de visita, junto ao médico, em cada residência.
A idéia segundo o Vereador é permitir que o tratamento não seja interrompido por falta de medicação ou atendimento por parte do Município. “O médico e o agente de saúde sempre estão em contato permanente com os pacientes e isso facilitaria a vida deles. Esse cadastro seria feito com a necessidade do paciente e também com um controle de medicação, mês a mês, para acompanhar a utilização dos remédios”, assinalou Pedro Messias Alves.
O objetivo, entre outros, é o de dar ao cidadão um atendimento personalizado e eficiente, ficando também a Prefeitura com um cadastro bem organizado que facilitará o trabalho dos agentes dos PSF's. A presente medida busca facilitar o acesso e o uso correto dos medicamentos de uso contínuo e necessário, o que vem contribuir para um tratamento eficaz, evitando, num futuro próximo, o crescente número de internações.