Reunião busca melhoria da Segurança Pública em Campanha
Na busca de melhorias no setor de segurança pública em Campanha, representantes do Ministério Público, Prefeitura, Câmara Municipal, Polícias Militar e Civil, OAB, Defensoria Pública, Associações, imprensa e comércio locais, se reuniram no último mês para uma reunião no Fórum Ministro Alfredo Valladão. A Reunião foi marcada pelo Promotor de Justiça da Comarca da Campanha Dr. Paulo Henrique Senra Carneiro Barbosa. Entre os presentes, o Presidente da Câmara Luiz Antônio Bacha e o Vereador Sérgio Dias de Castro.
Durante a reunião, o Promotor de Justiça salientou seu pedido de que a sociedade civil organizada dê apoio às polícias Militar e Civil para conter o aumento do índice de roubos e furtos que vêm ocorrendo no comércio local. “É importantíssimo que a sociedade civil se organize para que possamos juntos responder a essas ações que vêm ocorrendo em Campanha. Temos presenciado esse momento de crise que assola o mundo e também o Brasil e devido a essa crise tem aumentado em todas as cidades o índice de violência. Temos que juntar as forças do comércio, da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério e Defensoria, das Polícias Civil e Militar, da OAB e outros segmentos para que possamos desenvolver ações preventivas”, salientou Dr. Paulo Senra.
Na oportunidade, o Promotor de Justiça Dr. Paulo Senra salientou que fez pedido a Polícia Militar que realize mensalmente ações preventivas, com o apoio de militares da região para afastar o que chamou de “onda de roubos e furtos ao comércio”. “Já pedi à Polícia Militar para que realize mais vezes o policiamento preventivo e organize ações através de Blitz nas ruas para coibir a entrada de criminosos na cidade. Uma dessas ações a comunidade já pôde presenciar com diversos policiais nas ruas e várias viaturas. Pedimos que isso possa ser uma constante todo mês”, ressaltou.
O Presidente da OAB campanhense, Dr. Luiz Ricardo Ferreira de Mello sugeriu que em conjunto com a Prefeitura se construa um portal na entrada da cidade e citou que em algumas cidades brasileiras a abordagem dos turistas e dos que chegam às cidades pode também colaborar para prevenir o aumento dos índices de criminalidade. “Uma abordagem bem feita pode colaborar também para que não só o turismo se desenvolva, mas também para que possamos saber de onde vêm as pessoas que entram na nossa cidade e quais seus destinos no Município. Isso poderia colaborar e muito com as polícias militar e civil”, afirmou.
O Prefeito Municipal também salientou suas ações quanto à segurança pública e disse que vem fazendo contatos com o Governo de Minas para coibir ações de criminosos em Campanha.
Na oportunidade, os presentes à reunião, assinaram manifestos e pedidos ao Governo de Minas para que o Estado também dê apoio ao Município na área de Segurança pública.
Câmara também pede ações
Representantes da Câmara Municipal também estão preocupados com a Segurança no Município. A pedido do Vereador Sérgio Dias de Castro, uma reunião também foi feita com o novo comandante da Polícia Militar de Campanha, o Tenente Villas Boas. Antes mesmo da reunião junto ao Ministério Público, representantes da Polícia Militar estiveram na Câmara Municipal, durante sessão ordinária para esclarecer aos vereadores e comunidade as ações que a polícia militar vem desenvolvendo em Campanha.
O Tenente Villas Boas juntamente com o Sargento França salientaram as ações preventivas realizadas no Município e também esclareceram dúvidas dos vereadores quanto ao assunto.
O Plenário da Câmara também aprovou indicações no sentido de que o Prefeito Municipal envide esforços junto ao Governo de Minas para que o aparato da polícia civil possa ser melhorado. Entre os pedidos da Câmara está a doação de um veículo à polícia civil e um maior número de agentes penitenciários.