Vereador pede a volta do Laboratório da Prefeitura
O Plenário da Câmara aprovou sugestão ao Prefeito Municipal para que o Município implante laboratório próprio para a realização de exames laboratoriais às pessoas carentes. A indicação é do Vereador Gilson Cézar Prok que vê na idéia uma grande oportunidade para as famílias carentes da comunidade.
“Temos visto hoje o número de pessoas que se utilizam dos serviços de saúde do SUS e esse número tem aumentado consideravelmente por causa da crise financeira que passam as famílias em geral. Muitos desses tratamentos são interrompidos pela falta de recursos financeiros para bancar exames laboratoriais que não são cobertos pela Prefeitura. A maioria da população pede a volta do laboratório da Prefeitura e a indicação busca atender aos pedidos da comunidade”, salientou o Vereador Gilson Prok.
Proporcionar à população de baixa renda o acesso a exames necessários à prevenção e ao tratamento eficaz das doenças é o objetivo primordial da presente proposta, segundo ele. A realização de exames pela própria prefeitura pode melhorar o fluxo de internamentos hospitalares. Segundo o Vereador, é preciso se realizar uma política de reestruturação das ações, para que se aproveite ao máximo os recursos disponíveis no setor, tanto no aspecto material (equipamentos e estrutura física) como humano, funcionários.
“Acredito que com essas ações o serviço poderia ser oferecido pela própria Prefeitura, diminuindo assim os custos com alguns exames.”
A proposição foi aprovada e encaminhada ao Prefeito para estudo.