Vereador dá sugestão para criação de academias populares
Prevenção à saúde
O Vereador Pedro Messias Alves apresentou sugestão ao Prefeito para a criação de espaços alternativos para melhoria da saúde da população. É o projeto conhecido como “Academia Popular”, já adotado em algumas cidades brasileiras. A iniciativa foi objeto de proposição aprovada por unanimidade em Plenário. "A idéia surgiu na busca de alternativas para as pessoas menos favorecidas. É preciso oferecer melhor qualidade de vida e combater o sedentarismo, que causa a obesidade e, conseqüentemente, a diabetes e a hipertensão", explica o Vereador.
Para isso, segundo ele, a Prefeitura poderia se utilizar de espaços físicos nos bairros para promover atividades físicas às famílias atendidas pelos PSF’s. “Vemos em algumas cidades, mesmo aqui no Sul de Minas, projetos semelhantes, e isso poderia ser pensado também para Campanha. Na falta de espaços físicos especiais, pode-se pensar em parcerias com a própria comunidade para que a prática do saudável exercício físico possa ser mais inserida no dia-a-dia das pessoas”.
“Em algumas cidades, a Prefeitura disponibiliza a preço simbólico, equipamentos para a prática de exercícios; em outras até mesmo aulas de musculação, dança, entre outras atividades que ajudam na prevenção de doenças”, assinalou.
Segundo pesquisas, 40% da população brasileira esta acima do peso. O índice entre os mais pobres sobe a cada ano. Hoje, quase 15% das mulheres, que fazem parte do quarto mais pobre dos brasileiros, estão acima do peso. Há cerca de 15 anos, o número era de 5%.
A idéia, segundo o Vereador, é atingir uma classe de famílias que não tem condições financeiras para freqüentar uma academia particular. Além disso, as regras para o funcionamento dessas academias poderiam ser estabelecidas para que o objetivo maior – a prevenção de doenças – seja mais atingido.
A Indicação 147/2009 foi aprovada e encaminhada ao Prefeito para estudo de viabilidade.