Programa Certifica Minas Café: entre as propriedades certificadas, duas são campanhenses
O vice-governador de Minas Antonio Augusto Anastasia entregou no dia 13 de março, em Machado, 76 certificações de café a produtores do Sul de Minas. A ação integra o Programa de Certificação de Café, parte do Projeto Estruturador Certifica Minas, e tem o objetivo de atestar a conformidade das propriedades produtoras com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao café mineiro chegar a novos mercados.
O Projeto Estruturador Certifica Minas é supervisionado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e gerenciado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objetivo é ampliar a presença do agronegócio mineiro nos mercados nacional e internacional. O cadastro no programa de certificação do café, a assistência técnica e as orientações para adequações das propriedades são feitos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
Participaram da solenidade de entrega de certificações, no Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, o Diretor Técnico da EMATER/MG José Ricardo Ramos Rosendo e o diretor do Instituto Mineiro de Agricultura (IMA), Altino Rodrigues Neto. Na oportunidade, estiveram presentes no Encontro, os Vereadores de Campanha, Guilherme de Souza Serrano e Sérgio Dias de Castro.
Entre as propriedades que receberam o Certificado das mãos do Vice-Governador estão duas que fazem parte da zona rural de Campanha MG: a Fazenda Baião, de propriedade da Sra. Estela Maria Araújo Foresti e também a propriedade do Sr. Ricardo Iabrudi dos Santos Pereira. Vale destacar ainda que os certificados são de RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, atestado pelo IMA, pelo Governo de Minas e pelo IMO Control – Instituto de Mercado Ecológico, credenciado pela Organização Internacional de Acreditação IAF.
A Câmara Municipal da Campanha homenageia os produtores de café do Município pela Certificação do Projeto “Certifica Minas” do Governo do Estado, com a Moção de Congratulações nº 03/2009, de autoria do Vereador Guilherme de Souza Serrano, aprovada por unanimidade.