Requerimento pede informações sobre o CRAS
População tem dúvidas quanto ao serviço
O Presidente da Mesa Diretora da Câmara, o Vereador Luiz Antônio Bacha protocolou Requerimento na Secretaria do Poder Legislativo no sentido de obter informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. O Requerimento também foi assinado pelos vereadores Admilson José Ferreira, Pedro Messias Alves, Creone Pagano Sales e Antônio Leopoldino Dias. O Vereador-Presidente disse em Plenário que muitas são as dúvidas da população quanto ao CRAS. “A população quer saber quais são os reais objetivos do Centro de Referência e quais os serviços oferecidos pelo órgão instalado na Rua Evaristo da Veiga”, afirmou.
Em Plenário, durante a votação, o Vereador ressaltou a importância de se dar ciência e transparência das ações dos setores da Prefeitura, uma vez que o povo tem dúvidas quanto a este serviço. “Muitas pessoas vão ao CRAS em busca de atendimento quanto à doação de cestas básicas, passagens intermunicipais, materiais de construção, entre outros benefícios, e algumas procuram os vereadores dizendo que ‘muitas vezes não são atendidos’.”
Para verificar a veracidade das informações, o Presidente da Câmara Luiz Antônio Bacha marcou reunião com a coordenadora do Setor de Assistência Social Márcia Müller, juntamente com funcionárias do CRAS. Durante a reunião, as servidoras ressaltaram que muitas pessoas confundem as funções do CRAS. “O CRAS desenvolve o Programa de Atenção Integral à Família-PAIF, que visa atender as famílias, garantindo seus direitos básicos. Muitas vezes as pessoas confundem assistência Social com assistencialismo. O CRAS é responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção, de Assistência e de Promoção Social. Aqui é feito o atendimento psicológico para famílias submetidas a risco de vulnerabilidade social, visando orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário. Em Campanha, por exemplo, a equipe é formada por uma psicóloga, uma assistente social, uma técnica (secretária) e uma coordenadora. Esse é o mínimo que se pode ter em uma equipe de um CRAS. Deve-se ressaltar ainda que o CRAS é um programa do Governo Federal em parceria com os Municípios”, assinalou a Coordenadora do Centro de Referência em Campanha, Cláudia Maria de Paula Prata Ramirez.
Para sanar outras dúvidas da população, o Presidente da Câmara Luiz Antônio Bacha também solicitou em Plenário que o Prefeito Municipal repasse à Câmara informações quanto à receita e despesa mensal do órgão; nome, cargo e função de cada servidor e quantas famílias são atendidas, especificando quais os projetos já desenvolvidos e em desenvolvimento no ano de 2009, entre outros assuntos, como: se há a aplicação de recursos do Bolsa Família no órgão e qual o valor da despesa com aluguel do prédio, bem como o nome do proprietário do local. Segundo o Vereador, são informações que o povo quer saber. “O povo tem procurado os vereadores para sanar dúvidas sobre o funcionamento do CRAS e nós, como fiscalizadores do serviço público, temos que responder aos questionamentos da comunidade.
Em ofício, o Prefeito Municipal informou à Câmara que espera informações precisas do setor para que possa formalizar a resposta do Requerimento ao Poder Legislativo.