Plenário aprova sugestão para melhoria da saúde na Zona Rural
O Plenário da Câmara aprovou indicação do Vereador Gilson Cezar Prok que pretende dar nova roupagem ao atendimento médico aos moradores da zona rural. A idéia, contida na Indicação 135/2009, sugere ao Prefeito que disponibilize um médico para atendimento na zona rural uma vez por semana, em cada distrito, além de um veículo próprio para deslocamento de doentes para a zona urbana, quando necessário.
A medida tem o objetivo de desospitalização e humanização do cuidado com a saúde na zona rural, diminuindo os gastos hospitalares e oferecendo ao paciente maior atenção, prestando o atendimento integral do paciente em seu domicílio. Já o veículo, o Vereador considera necessário para o deslocamento dos moradores rurais, em casos mais urgentes, garantindo a todos, o acesso adequado à saúde.
“Muitas pessoas dependem de favores de vizinhos e amigos para o atendimento à saúde. A maioria dos moradores da zona rural dependem de se deslocar à cidade, quando não a outros Municípios, para o atendimento de saúde. Seria necessário que a Prefeitura coloque, de forma mais efetiva, um programa específico de atendimento à saúde do trabalhador rural. A idéia ainda carece de mais investimento e extensão a outros distritos. No São Bento e no Campo Alegre, por exemplo, a administração anterior já havia construído sedes do PSF para que a população pudesse usufruir desse benefício. Coloquei também em Plenário um Requerimento (nº 37/2009) para saber se existe previsão para o funcionamento desses PSF’s, pois as comunidades aguardam a abertura dos locais. São benefícios para o pessoal da zona rural e nada mais justo do que atender a essa grande parcela do povo. Saúde é coisa séria”, finalizou.