Período Chuvoso se aproxima: Vereador alerta Executivo

Manilhas, bueiros e ribeirão precisam estar em condições para receber o volume de água

O Vereador Creone Pagano Sales sugeriu recentemente em Plenário que a Prefeitura faça a desobstrução e limpeza das manilhas e bueiros que escoam a água das chuvas que passam por baixo da rodovia federal BR 267 (Rodovia Vital Brazil – perímetro urbano). A idéia é preventiva e busca evitar as enchentes de final e início de ano, período em que há maior concentração de chuvas no município e região.

A indicação serve de alerta. No ano passado e início de 2009, vários trechos ficaram alagados e residências e comércio local inundados pela força das águas que não tinham por onde escoar, devido à obstrução causada por sujeira e também pela enorme quantidade de lixo jogado às margens dos afluentes que cortam o Município. “A Rua Toledo Pizza é um exemplo. Parte das águas que desce pelo centro da cidade e bairro Guanabara desemboca próximo à Creche São Cristóvão, local onde há manilhas com diâmetro inferior ao volume das águas pluviais, principalmente neste período. Além do fato, o córrego que passa no local ainda recebe água de outras partes do Município, o que aumenta ainda mais o volume de água no trecho”.

Segundo o Vereador não é só o trecho que precisa de manutenção. Várias localidades têm manilhas que desembocam no ribeirão Santo Antônio e que passam por baixo da Rodovia. “Essas manilhas foram colocadas há muitos anos e o diâmetro delas foi calculado à época que a cidade possuía menos construções que hoje. É óbvio: quanto maior a quantidade de construções, menor é a absorção da água e maior é o volume em direção ao ribeirão e seus afluentes; o que acaba causando as enchentes. (...) se o volume de águas é maior e o diâmetro de algumas manilhas menor, mais vai haver enchente se essas manilhas não tiverem manutenção, principalmente com a retirada de mato e entulho.”

A medida deve ser complementar, segundo o Vereador. “Os córregos e ribeirões precisam estar limpos e desobstruídos, porque se não todo o trabalho com essas manilhas poderá ser em vão”, alertou.

Texto e fotos : Jornal da Câmara - Edição nº 37 - Jornalista André Luiz Ferreira - Campanha MG

Fotos da Enchente: dia 12 de Fevereiro de 2009