Vereadora sugere projeto da Cemig a ser implantado em Conjuntos Habitacionais

Indicação foi feita há cinco meses

A Vereadora Secretária da Mesa Diretora da Câmara Heloisa Helena Limoeiro Müller sugeriu ao Prefeito Municipal, em junho deste ano, a realização de convênio entre a Prefeitura e a CEMIG, com o objetivo específico de aderir ao Projeto intitulado "Aquecimento de Água com Energia Solar", através do qual são instalados sistemas de aquecimento solar em conjuntos habitacionais. A Indicação foi protocolada no dia 08 de junho de 2009 e aprovada no dia posterior. A iniciativa busca baratear a energia elétrica a moradores de baixa renda, como já é feito em diversas cidades de Minas Gerais. “Achei interessante a idéia quando em viagem a Belo Horizonte, às margens da Rodovia Fernão Dias, avistei conjuntos habitacionais com os equipamentos instalados e pensei em apresentar a idéia ao prefeito. Fiz essa indicação em junho deste ano, há mais de cinco meses.”

Os equipamentos são adquiridos e instalados pela Cemig sem custos tanto para a Cohab quanto para o proprietário. Cada sistema, deve reduzir o consumo em 52 kWh por mês, o que representa uma economia da ordem de 40% no consumo total de energia na residência. Além disso, há uma diminuição da potência no horário de ponta, possibilitando alívio de carga nos sistemas elétricos com altos carregamentos.

A iniciativa faz parte de um projeto da CEMIG, em que sistemas com capacidade para 200 litros de água aquecida, suficientes para abastecer cinco banhos diários, são instalados em conjuntos habitacionais e busca diminuir aproximadamente 185 kW da demanda do horário de ponta, reduzindo o consumo de energia em cerca de 273 MWh/ano.

“As pessoas carentes seriam muito beneficiadas com o investimento, uma vez que pagariam menor valor na conta de energia. Com isso sobra mais dinheiro na mesa do povo, além de ser uma medida totalmente ambiental”.

A indicação foi encaminhada ao Prefeito em junho, após aprovação.

Texto e Foto da Vereadora: Jornal da Câmara Edição 37 - Jornalista André Luiz Ferreira - Campanha MG

Foto Aquecedor Solar: COHAB MG