Vereadores se reúnem com dirigentes da Copasa

Durante a visita a BH, o Presidente da Câmara Luiz Antônio Bacha, o Vice-Presidente Creone Sales, a Secretária da Mesa Diretora Heloisa Helena Limoeiro Müller e o Vereador Admilson José Ferreira estiveram reunidos com o Diretor Vice-Presidente da Copasa Luiz Otávio Ziza Valadares para protocolar ofício à Companhia quanto aos problemas apresentados nos serviços executados na cidade da Campanha, entre eles, a demora na recomposição das ruas após as obras; a falta de rede de esgoto sanitário em algumas localidades como no final da Rua Santa Cruz, além de inúmeros outros itens apresentados em um dossiê elaborado pela Câmara ao Vice-Presidente da Companhia, entre eles, a situação das fossas sanitárias instaladas na Rua Monsenhor Lefort, na Chapada.

Durante a reunião, Ziza analisou a documentação expedida pela Câmara e imediatamente, por telefone, entrou em contato com membros da companhia na região sul para marcar uma reunião com os Vereadores para as providências necessárias ao atendimento das reivindicações.

No dia 10 de março, os Representantes da Copasa na região Sul de Minas, Marco Aurélio Ribeiro e Simão Pedro estiveram na Câmara Municipal atendendo a solicitação feita pelo Vice-Presidente da Companhia. Na Câmara, o Presidente Luiz Antônio Bacha apresentou dossiê dos principais problemas ocorridos na cidade, em especial quanto ao esgoto, rede de água e reposição do pavimento das ruas.

O Vice-presidente da Câmara Creone Pagano Sales, também presente à reunião, explanou sobre alguns problemas que afligem os moradores das Ruas Toledo Pizza e Atílio Casadei, entre outras localidades.
No dossiê, foram enfocados problemas como as fossas sanitárias localizadas na Rua Monsenhor Lefort e a demora na sucção e limpeza das mesmas, por parte da Copasa. No Jardim Primavera, os Vereadores apresentaram o problema de refluxo de esgoto sanitário da Rua Gilson Gomes, além da falta da rede de esgoto sanitário na Rua José Xavier da Silva, também no mesmo Bairro. Os membros da Mesa Diretora presentes ao encontro apresentaram reclamações sobre vazamentos de água e também da falta de profissionais qualificados nas empresas de reposição e conserto de ruas.

Segundo o Gerente Marco Aurélio, a Copasa, de posse do dossiê de fotos encaminhado pela Câmara, vai elaborar um plano de ação emergencial que deve ser encaminhado a BH para a análise e aprovação.
Quanto às obras de reposição asfáltica no Jardim Primavera, que foram apresentadas pelos Vereadores em BH no dia 3 de março, foram todas concluídas em apenas cinco dias. Segundo o Presidente da Associação do Bairro, o asfalto foi recapeado, atendendo aos pedidos protocolados pela Câmara.

Mais obras

O Gerente Marco Aurélio ainda salientou que a Copasa agora inicia a troca de cerca de 15 km de tubulação de ferro que servia o antigo sistema de distribuição de água. Os canos serão substituídos por tubos flexíveis, chamados de PID, o que possibilitará com que a perda de água durante a distribuição chegue a zero. Hoje, segundo ele, cerca de 50% do que é tratado é desperdiçado em vazamentos do Sistema, um número muito alto.

Segundo ele a tecnologia está sendo testada e implantada pela Copasa pela primeira vez, o que torna Campanha um referencial para o Estado e o Brasil em termos de Investimento em Tecnologia. Marco Aurélio ainda afirmou que o Laboratório de Análise da Água construído na Estação de Tratamento de Campanha é um dos mais modernos existentes em todo o Estado, o que trará inúmeros benefícios para a população, já que permitirá uma análise mais precisa da água que chega até a residência de cada cidadão.

Captação de Água

Simão Pedro e Marco Aurélio ainda conversaram com os Vereadores sobre a captação de água. Segundo os dirigentes da Companhia na região, dentro de algum tempo a Copasa fará a retirada de água da região do Palmelinha, o que fará com que a Copasa invista cerca de R$ 4 milhões na construção da Rede até o Bairro Mandu.

Marco Aurélio ainda afirmou que a população precisa entender que as obras ainda estão em andamento e que isso causa muitos transtornos. Mesmo diante da afirmativa, os vereadores cobraram dos gerentes a qualidade nos serviços e apresentaram inúmeros problemas de ruas que estão totalmente desniveladas; obras essas realizadas por empreiteiras que trabalhavam para a Copasa.

Após a reunião que durou cerca duas horas, os vereadores, juntamente com os representantes da Copasa e o Encarregado de Campanha, Flávio Nagel, visitaram a Estação de Tratamento de Água, o Laboratório da Copasa, além da Captação de Água, no bairro Mandu.

Ficou acertado ainda a visita de um engenheiro em Campanha para elaborar junto com a equipe da Copasa, um plano de ação emergencial dos problemas apresentados pelos Vereadores à Companhia.