Gente Nossa, de Verdade! - MARIA ANTÔNIA VALLADÃO PIRES

Nasceu em Ibiraci MG, em 15 de abril de 1932, filha de Dr. Manoel Alves Valladão e Abigail Lisboa Valladão. Com o falecimento  de sua mãe foi morar  com os avós , em Belo Horizonte , onde  fez os cursos Fundamental e Médio,no Colégio Imaculada Conceição.

Passou a residir em Campanha em 1953, depois de seu casamento com Dr. Ivan Sérgio Pires.   Aqui, além de  concluir o curso superior de Letras ( Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras  -  Varginha, 1977)  exerceu - e ainda exerce - atividades  ligadas  à  educação . Foi ainda Professora no Externato Nossa Senhora de Lourdes, dirigido por dona Heloísa Carvalho, em 1961 e, do Colégio Nossa Senhora de Sion, em 1962, onde   lecionou Português no 1º ano do antigo curso Normal e no 4º ano  do curso Fundamental.
Em 1965, começa sua carreira docente no setor público, quando é contratada para lecionar Português na Escola Estadual Vital Brasil. Em  1967, passa a integrar o quadro efetivo da Escola. Após concurso, em Belo Horizonte, assume o cargo de professora de Português, exercendo-o com competência e dedicação até a sua aposentadoria, em  1990.

No ensino superior, sua participação se deu em dois níveis. Como docente da disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Faculdade Nossa Senhora de Sion, por quase  trinta anos (1978 a 2005) e como   Membro do Conselho Curador e do Conselho Fiscal da Fundação Cultural Campanha da Princesa, mantenedora das Faculdades Integradas Paiva de Vilhena.

Além dessas atividades, lecionou Português no CEDEC e no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores (Campanha MG). No Seminário, foi professora durante oito anos (1989 a 1997) e a ele retornou, em   2007. Hoje ministra aulas no Seminário Propedêutico São Pio X, também em Campanha.

Em reconhecimento a todo o seu  trabalho no campo da educação, foi condecorada com a Medalha  de Mérito Educacional Desembargador Manoel Maria Paiva de Vilhena, conferida pela Fundação Cultural Campanha da Princesa, em 14 de novembro de 2008.

Neste mês, MARIA ANTÔNIA VALLADÃO PIRES é nossa homenageada no “Gente Nossa, de Verdade!”