Poderes e lideranças se unem em prol do Município

Ofício foi entregue ao Governo de Minas e Governo Federal

Campanha, 1º de fevereiro de 2010
Ofício MP nº005/2010

Vimos à presença de Vossa Excelência, após reunião com autoridades municipais no Fórum Ministro Alfredo Valladão, nesta cidade, solicitar vosso peculiar empenho no sentido de juntarmos esforços para que possamos conseguir a iluminação do Trevo de acesso da Fernão Dias ao Circuito Turístico das Águas do Sul de Minas, próximo a entrada da Cidade de Campanha, município mais antigo da região e primeiro integrante do circuito neste acesso.

Há mais de oito anos as comunidades local e regional anseiam por essa melhoria, uma vez que a Cidade da Campanha MG é a cidade-mãe do Sul do Estado, sendo um verdadeiro patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, além de porta para cidades com enorme potencial turístico, como Caxambu, São Lourenço, Lambari, Cambuquira, entre tantas outras, de mesma importância e potencial.

Vale ainda ressaltar que nesses 272 anos de história, Campanha teve e tem papel importante na história de Minas e do Brasil, sendo a precursora do MOBRAL, da Cruzada Nacional de Alfabetização, além de sede da Academia Sul-Mineira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Alfredo Valadão, sendo que possui, dentre tantos outros atrativos, belíssimos casarões coloniais e imponentes igrejas, o que atrai turistas durante todo o ano. O município também serviu de berço para Vital Brazil Mineiro da Campanha (descobridor do soro antiofídico, de renome mundial, criador do Instituto Butantan e do Instituto Vital Brazil); cidade esta que abriga o Museu Casa de Vital Brazil, residência do cientista, este inscrito no Livro Heróis da Patria (2007). Campanha ainda fez nascer Maria Martins, escultora surrealista, considerada uma das mais importantes do mundo (suas obras encontram-se em vários museus do país e do mundo, com destaque para o “Rito do Ritmo”, que está instalada nos jardins do Palácio do Alvorada e "À Noite Sonhamos", no Ministério das Relações Exteriores, ambos em Brasília). Além de tantos outros campanhenses que fizeram história, não só nas ciências e nas artes, Campanha também teve filhos ilustres na política, como Francisco de Paula Ferreira de Rezende (Ministro do Supremo Tribunal Federal - Vice-Governador de Minas Gerais); Ministro Alfredo de Vilhena Valladão; Ministro Américo Lobo (Ministro do Supremo Tribunal Federal) e Barão de Parima (Coronel que  delimitou as fronteiras do Brasil com a Bolívia e a Venezuela), além daqueles que se destacam na fé, como o campanhense Padre Victor (em processo de Beatificação no Vaticano).

Além da importância da Histórica Cidade da Campanha, que também atrai pelo Turismo Religioso (sendo Sede de Diocese) e pelo Turismo de Negócios (com suas belas imagens sacras e tapetes de alta qualidade), o Município faz parte da Associação de Cidades Históricas de Minas Gerais, além do Circuito das Águas, que congrega as cidades de São Lourenço, Caxambu, Lambari, Cambuquira, Baependi, Heliodora, Conceição do Rio Verde, Carmo de Minas e Soledade de Minas; um dos mais tradicionais destinos turísticos de Minas Gerais, pelas propriedades medicinais e terapêuticas de suas águas, sendo um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro.

Devido a esses e tantos outros aspectos, vimos solicitar o peculiar empenho de Vossa Excelência,  para que possamos, não só tornar realidade a iluminação do Trevo de Acesso da Rodovia Fernão Dias a este importante circuito, mas também, para impulsionar ainda mais o turismo da região, proporcionar  um visual mais agradável ao local, como também garantir a própria segurança de cidadãos e turistas que passam pelo trecho - hoje às escuras; enquanto tantos outros trevos da região, com menor circulação e importância, receberam tal melhoria.

Importante ainda se faz ressaltar que o Trevo de acesso ao Circuito das Águas em Campanha é eqüidistante das principais capitais do país, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, sendo de grande circulação de turistas e de veículos de transporte de cargas.

Faz-se necessário não só a iluminação do trevo, como também a colocação de placas indicativas do Circuito das Águas, abordando em especial, as cidades integrantes da região, com destaque para a Cidade-Mãe do Sul de Minas (Campanha).

Como Vossa Excelência tem estreitos laços de atuação, amizade e carinho pelo Município e região, vimos solicitar vossa peculiar intercessão na busca de atender ao pedido da população campanhense e da região sul-mineira.

Em anexo, Fotos e Inventário da Política Cultural do Município da Campanha MG, que revela sua importância no cenário estadual e nacional.

No aguardo de seu pronunciamento, despedimo-nos apresentando votos de elevada estima e distinta consideração.

Dra. Cecília Natsuko Miahira Goya                                                           Dr. Paulo Henrique S. C. Barbosa
MMª Juíza de Direito de Campanha                                                      Promotor de Justiça de Campanha

Lázaro Roberto da Silva                                                                                          Luiz Antônio Bacha
Prefeito Municipal da Campanha                                                                           Presidente da Câmara