CIRCUITO DAS ÁGUAS É A ATRAÇÃO DESTE DOMINGO, 18 DE ABRIL, NO PROJETO ESCADARIA, EM BH
Corporação Musical Maestro Walter Sales (de Campanha MG) se apresenta na Exposição em Belo Horizonte
Quem visitar o projeto Escadaria, neste domingo, em Belo Horizonte MG, poderá conhecer e adquirir produtos do artesanato do Circuito das Águas. Fuxicos, bonecas de pano e luminárias trabalhadas com folhas naturais, confeccionadas pelos artesãos de Lambari; imagens sacras entalhadas em madeira, de Campanha e Cambuquira; artesanato feito em papel de pedra da ACRIART - Associação dos Artesãos de Três Corações, em parceria com o SEBRAE; cavalos e bois entalhados na madeira de Três Corações; tapetes feitos manualmente em tear, utilizando sisal, chinille, juta e lã e embalagens produzidas com papelão, folhas de madeira, acrílico, gesso e madeira, da cidade de Campanha.
O projeto receberá a apresentação da Corporação Musical Maestro Walter Sales, de Campanha, composta por 34 integrantes.
Escadaria – Espaço de intercâmbio turístico e cultural
Lançado em dezembro de 2009, o Projeto Escadaria é uma iniciativa da Belotur em parceria com a Federação das Associações dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur). O projeto faz parte do conjunto de ações que envolvem o incremento do fluxo turístico interno do Estado, juntamente com o projeto do Ministério do Turismo para a descentralização do turismo.
O intercâmbio entre circuitos turísticos deve estimular o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e fortalecer a política de regionalização do turismo em Minas Gerais. Outra expectativa do Projeto Escadaria visa ao aumento do tempo de permanência e do gasto médio do turista numa determinada região, através da integração de vários roteiros.
O local escolhido para a mostra integra a área da Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena, permitindo que seus cerca de 80 mil visitantes, entre moradores e turistas, conheçam mais das riquezas de nosso Estado.
Conheça o Circuito das Águas
Com a maior concentração de águas minerais do planeta, o Circuito Turístico das Águas, formado por 11 municípios do Sul de Minas Gerais - Baependi, Cambuquira, Campanha, São Lourenço, Lambari, Heliodora, Conceição do Rio Verde, Caxambu, Carmo de Minas, Soledade de Minas e Três Corações - localiza -se na encosta da Serra da Mantiqueira (trecho da Estrada Real) e entre o eixo Rio de Janeiro – São Paulo – Belo Horizonte.
O Circuito se destaca pela diversidade de fontes e balneários, possui águas revitalizantes, riquezas naturais, clima saudável e povo acolhedor. O cultivo de café em terras de altitude é responsável pela excelência na qualidade do produto, sendo considerado o melhor café especial do mundo. Além de oferecer diversas opções de lazer ao ar livre, curiosidades como a terra natal de Pelé, Padre Victor e Vital Brazil, manifestações religiosas de Nhá Chica, culturais de Chico Cascateiro e históricas como a presença da Família Real no século XIX, se caracteriza como um destino turístico para os que apreciam o bem estar e o contato com a natureza.
Baependi, cidade remanescente do ciclo do ouro, possui muitos atrativos, tanto históricos-culturais e religiosos, quanto ecoturísticos. Os turistas podem apreciar as belezas naturais, visitar belas cachoeiras, fazer trilhas nas montanhas e praticar esportes de aventura como: trekking, canyoning, rapel, montanhismo e alpinismo. No Santuário da Conceição, encontra-se o túmulo de Nhá Chica "Serva de Deus", cujo processo de beatificação se encontra tramitando no Vaticano.
Localizada nas montanhas do Sul de Minas, Cambuquira é cercada por uma Floresta remanescente de Mata Atlântica, que garante a qualidade e a magnitude da melhor água mineral do mundo. As fontes de água mineral estão localizadas dentro do Parque das Águas, com poderes curativos e terapêuticos. Cidade bucólica, de clima ameno, que proporciona lazer, descanso e bem estar aos turistas. Cambuquira se destaca por seu artesanato, pela fabricação de doces e queijos, bem como no turismo esportivo, com a prática de vôo livre na rampa do Piripau. Trilhas, cachoeiras e mirantes também fazem parte dessa agradável cidade.
Em Campanha, o turista encontra atrativos culturais surpreendentes como o “Museu Regional do Sul de Minas”, que reúne peças de arte sacra do século XVIII,como oratórios, livros, objetos litúrgicos, peças utilizadas na tortura de escravos, acervo de ciências naturais de mineralogia e de ofícios, entre muitas outras curiosidades. Outro museu que merece visitação é a Casa Vital Brazil onde nasceu o cientista Vital Brazil, descobridor do soro antiofídico e criador do Instituto Butantan em São Paulo. A cidade ainda disponibiliza várias lojas e fábricas para os turistas e empresários que buscam artesanato de alta qualidade, como tapetes feitos em tear manual, arte sacra entalhada em madeira, utilitários domésticos e peças de decoração. Ainda é terra natal de Maria Martins (maior escultora surrealista do Mundo), Padre Victor (em processo de Beatificação no Vaticano), além de tantos outros filhos ilustres.
Localizada na face mineira da Serra da Mantiqueira, Carmo de Minas exibe belas montanhas e paisagens, com grande vocação para o turismo no espaço rural associado à cafeicultura. A excelência na produção de cafés especiais confere ao município o título de ‘‘Capital do Café Especial.’’ Os mirantes de altitude, as fazendas tradicionais de produção de café e criação de gado girolando, bem como as construções de valor histórico-cultural.
Caxambu é considerada a mais tradicional Estância Hidromineral do País. São12 fontes de água mineral de diferentes propriedades jorrando ininterruptamente, com poderes medicinais, unindo bem estar e qualidade de vida. Todo este manancial está concentrado em uma área de 210.000 m² no Parque das Águas, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais e que ainda possui teleférico e balneário, um moderno spa para banhos relaxantes, massagens e tratamentos hidroterápicos. Com localização privilegiada no Sul de Minas aos pés da Serra da Mantiqueira, estando equidistante das três principais capitais do país, oferece um comércio diversificado de produtos regionais como: artesanato, doces, queijos, além de ótima rede hoteleira e a tradicional cozinha mineira.
Conceição do Rio Verde, cidade situada no Sul de Minas Gerais, é banhada pelas águas do Rio Verde. Fundada em 1732, por Inácio Carlos da Silveira, teve sua emancipação político-administrativa efetiva a 30 de agosto de 1911. Possui um ótimo clima, o que possibilita a atividade agropecuária. Suas águas minerais foram classificadas como das melhores do país. É um lugar aconchegante e de povo hospitaleiro e religioso. Cidade com montanhas, cachoeiras, rios, corredeiras e trilhas para aprazíveis caminhadas.
Em Heliodora, cidade serrana com clima ameno, característico da região, você encontrará um estilo de vida bem mineiro e acolhedor com montanhas, cachoeiras e grutas, em um cenário admirável e em paz com a natureza. Para os praticantes de alpinismo, há morros como o “Pão de Açúcar”, o “Pedrão” e a “Pedra do Ovo”.
Lambari é o paraíso natural para quem procura as paisagens das montanhas de Minas, para a meditação e integração com a natureza. No “Parque das Águas”, com piscinas e fontes de águas minerais com propriedade terapêuticas, encontram-se seis fontes: gasosa, alcalina, magnesiana, ligeiramente gasosa e ferruginosa. Outras atrações da cidade são: Palácio do Cassino, Fonte Luminosa, Serra das Águas Virtuosas, Toca da Onça, duchas, além das cachoeiras e trilhas no Parque Estadual Nova Baden (Reserva Florestal).
O turismo é a principal atividade econômica de São Lourenço, cidade firmada como uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil e pólo comercial do Circuito das Águas. Apta a atender os mais exigentes clientes, têm o 2° maior parque hoteleiro do estado. Seus principais atrativos são o Parque das Águas, que oferece fontes minerais, banhos e massagens, e o passeio no Trem das Águas que liga a cidade à Soledade de Minas. De acordo com o IBGE, São Lourenço possui o 2° melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Minas Gerais e recebe anualmente cerca de 600 mil visitantes.
Soledade de Minas localiza-se no centro do Circuito das Águas e oferece a seus visitantes a tranqüilidade e a segurança das cidades mineiras, a simpatia e amizade de seu povo e as delícias de sua cozinha. Como em toda a região, esta iniciando a prática do turismo rural. Destaca-se também por seus trabalhos artesanais de palha a taboa, argila, bordados, mel de alta qualidade e doces caseiros, que podem ser encontrados na Feira de Artesanato da cidade.
Na cidade de Três Corações, nasce em 23 de outubro de 1940, o filho de Dondinho e Celeste, Edson Arantes Nascimento, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Cidade hospitaleira e progressista, além de terra fértil propícia ao agronegócio, possui um privilegiado Distrito Industrial. Solo belo e rico, denominado “Portal das Estâncias”, firma-se como centro de turismo de eventos e de negócios, preparando-se para a Copa de 2014.
SERVIÇO:
Projeto Escadaria – Exposição de atrativos turísticos do Circuito das Águas
Dia: 18 de Abril de 2010, domingo
Horário: Das 8h às 14h
Local: Na escadaria de acesso à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Avenida Afonso Pena, 1212.