Diocese da Campanha inicia Missões Populares e lança Revista sobre os 100 anos do Seminário Nossa Senhora das Dores

No último dia 1º, durante a celebração da Missa do Crisma, na Catedral de Santo Antônio, a diocese da Campanha (MG) lançou oficialmente as Santas Missões Populares (SMP), um projeto que será desenvolvido durante os próximos cinco anos em toda a diocese.

Na ocasião, o bispo diocesano, dom Diamantino Prata de Carvalho, enviou uma carta a todas as paróquias e comunidades da diocese na qual afirma: “como Madalena, Pedro e João e os discípulos e discípulas queremos acolher a boa notícia: o Senhor ressuscitou! Ele está vivo! Ou, como tantas vezes repetimos: Ele está no meio de nós! Na profunda experiência do encontro com o Ressuscitado, vamos levar sua mensagem de vida e esperança para nossos irmãos e irmãs. Queremos ser missionários e missionárias, sobretudo daquelas pessoas que deixaram a comunidade, se desencantaram ou esfriaram na fé”.

Acompanha a carta um decreto, no qual convoca todas as paróquias, comunidades e segmentos pastorais a assumirem como “primeira prioridade” este “Mutirão Missionário” que se estenderá pelos próximos cinco anos.

“A proposta foi para que a diocese abrace as Santas Missões Populares e torne-se uma diocese missionária, como pede o Documento de Aparecida”, afirmou o padre Mosconi (responsável pelas Missões Populares), que afirmou que a diocese tem capacidade para se tornar uma referência no trabalho com missionário.

Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo diocesano, abraçou o projeto junto com o clero.

No final do mês passado a Diocese ainda fez o lançamento de uma Revista, a “Revista Saeculum”, que trata sobre os 100 anos do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores. A revista enfoca ainda o centenário do primeiro bispo diocesano, dom João de Almeida Ferrão, e o centenário da própria diocese da Campanha celebrado três anos atrás. Com artigos assinados por dom Aloísio Roque Oppermann, dom Antônio Afonso de Miranda, dom Guilherme Porto, dom Tomé Ferreira da Silva, entre outros importantes colaboradores, a publicação torna-se também um ponto de referência neste Ano Sacerdotal, enfocando a importância do clero na história da diocese.