Abastecimento – Hortas Comunitárias

A Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller protocolou na Câmara requerimento no sentido de que a Prefeitura possa implantar em Campanha, através de parcerias, o sistema de hortas comunitárias. Com a idéia, a Vereadora sugere que a Prefeitura transforme terrenos ociosos em áreas produtivas.

As vantagens das hortas vão além da qualidade dos alimentos. Além de um método barato de eliminar terrenos baldios, que muitas vezes viram depósitos de lixo e de foco de mosquitos na cidade, as hortas também favorecem a criação de vínculos solidários entre os grupos envolvidos, valorizando o espírito comunitário.

“Vizinhos, comunidades organizadas e outros grupos de pessoas interessadas em ter uma horta coletiva poderiam contar com assistência técnica da Prefeitura. Por meio do Departamento de Agricultura, com o apoio do Departamento de Assistência Social, a Prefeitura poderia apoiar a iniciativa, gerando também produtos não só para os envolvidos no cultivo, mas também para famílias carentes e creches municipais”, ressaltou a Vereadora Secretária da Mesa Diretora da Câmara.

“Escolas, instituições, associações de bairro também poderiam participar do programa”, completou a Vereadora. Ela acredita que com a aplicação da iniciativa, a Prefeitura poderá oferecer uma merenda com maior variedade de frutas e legumes. “Os benefícios são muito grandes. Imagine só hortas comunitárias espalhadas por todos os bairros, que bom seria. Além disso, o acompanhamento por um técnico seria de grande utilidade, já que o projeto também tem o objetivo de oferecer produtos de qualidade, livre de agrotóxicos”, completou.

A indicação 88/2010 foi encaminhada ao Prefeito para análise.