"GENTE NOSSA, DE VERDADE!” - Monsenhor Domingos Prado da Fonseca

Monsenhor Domingos Prado da Fonseca nasceu em Varginha no dia 16 de agosto de 1920, filho de Benedito Romualdo Fonseca e Ana Izabel do Prado Fonseca.

Já na infância exerceu com fé o cargo de coroinha da capela do hospital da cidade. Iniciou em 1933 os estudos religiosos no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores em Campanha. Em 1939, em Mariana, completou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário Maior São José sob a direção dos Padres Lazaristas.

Monsenhor Domingos recebeu a instituição do sacerdócio e da eucaristia em 3 de dezembro de 1944. O cálice e Patena foram entregues a ele por Dom Inocêncio.

Em fevereiro de 1947 assumiu a reitoria do seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, tendo sido professor do famoso Colégio São João da Campanha. Como reitor, trabalhou por quarenta anos na formação de sacerdotes para a Igreja e homens para a pátria.

Reconhecido por seus amplos e proveitosos trabalhos, foi homenageado com títulos de Cônego, no dia 13 de junho de 1951, e de Monsenhor Prelado Doméstico em 1963.

Sempre devotado aos estudos humanístico-religiosos e à Educação, licenciou-se em letras pela Fafi/Varginha em 1971, iniciando ali sua carreira como Professor Universitário, ocupando a cátedra de Filosofia.

Em solenidade do dia 09 de agosto de 1972, recebeu o Título de Cidadania Honorária Campanhense, projeto de autoria do Vereador Dr. Laércio Nogueira.

Em 1974 pós-graduou-se em Filosofia da Cultura.

Em Campanha passou grande parte de sua vida sacerdotal. Aqui, como em toda a Diocese, é tido como um dos melhores oradores da região. Suas palavras, homilias e discursos, de grande profundidade evangélica, são notadamente eloqüentes neste vasto território diocesano.

Atualmente reside em Varginha MG.

Em seu precioso curriculum, entre outros cursos citam-se com destaque: Especialização em Filosofia Contemporânea e História da Cultura Brasileira, pela PUC/SP.

Pela sua reconhecida dedicação e magnitude de seu trabalho junto ao sacerdócio, Monsenhor Domingos Prado da Fonseca recebeu também da Câmara Municipal, em 2008, a Medalha de Honra Dr. Manoel Alves Valladão, através da Resolução 641/2008, de autoria do Vereador Hamilton Pires de Rezende.

Por sua atuação junto à Comunidade Campanhense recebe a Homenagem no “Gente Nossa, de Verdade!”.