Anúncio de Melhorias na Saúde

O Município de Campanha recebeu no dia 17 de maio a visita do Secretário de Estado da Saúde Dr. Antônio Jorge de Souza Marques. A visita teve início na Sede da Santa Casa de Misericórdia da Campanha onde, juntamente com o Prefeito Lázaro Roberto da Silva, a Chefe do Serviço Municipal de Saúde Marina Vilhena, o Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Campanha Roberto Ximenes de Souza e o Gerente Regional de Saúde Dr. Mário Terra pactuaram a construção de um novo pronto atendimento de saúde, em terreno anexo à Santa Casa de Misericórdia.  A idéia é facilitar o atendimento de urgências e emergências, além de trazer maior humanização ao processo.

A visita, que foi acompanhada por todos os Vereadores da Câmara de Campanha, além de outras autoridades regionais, serviu também para o anúncio de liberação de outros recursos na pasta.

Para a edificação do novo pronto atendimento, que será construído em terreno doado pela Santa Casa, o secretário anunciou a liberação de R$ 900 mil, recursos que dependem da apresentação dos projetos e dos planos de trabalho por parte da Prefeitura. Além disso, Dr. Antônio Jorge anunciou a colaboração, por parte do governo, de uma verba de custeio de R$ 30 mil, durante 12 meses. Durante a reunião ainda ficou decidida a transferência do atual pronto atendimento para as dependências da Santa Casa, já que o local hoje utilizado não comporta o serviço.

Aproveitando a oportunidade em que esteve presente ao Município para o lançamento da pedra fundamental da construção de uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS e uma Farmácia (Farmácia de Minas), o Secretário de Saúde também anunciou o destino de mais R$ 600 mil para que a Prefeitura construa ao lado da UBS e da Farmácia, um complexo de saúde, onde devem funcionar as diversas especialidades oferecidas pelo Município. Os recursos serão liberados mediante a apresentação dos projetos.

A solenidade de lançamento Unidade Básica de Saúde que tem o nome do ilustre Comendador Milton Xavier de Carvalho foi ainda acompanhada por familiares do homenageado. O investimento do governo estadual na construção da UBS será de R$ 270 mil, com a contrapartida da Prefeitura de R$ 97 mil; obra que teve início no mês passado.

“Estamos insistindo muito em aperfeiçoar o serviço de saúde nos municípios de Minas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a diminuir a necessidade de deslocamento da população e, inclusive, dos índices de mortalidade. Além disso, não faltará sinergia e união para esse desenvolvimento social e humanitário”, afirmou o Secretário de Estado.

Em entrevista à reportagem do Jornal da Câmara, o Presidente Luiz Antônio Bacha parabenizou a todos os envolvidos nessas conquistas. “Hoje mais uma página começa a ser virada. Mais um pedaço da história da Campanha começa a ser escrita. Acreditamos que num esforço conjunto poderemos assim conquistar muito mais para nosso querido povo. Todos os envolvidos nesta empreitada estão de parabéns”, concluiu.

O Vereador Admilson José Ferreira também comemorou as conquistas. “Fiz indicação em março do ano passado para que a Prefeitura viesse a buscar todos os meios para a construção desta Unidade Básica de Saúde (Indicação 189/2009), além de solicitar,  a pedido dos moradores próximos, a transferência do Almoxarifado para outra área (Indicação 258/2009). Estar presente à essa cerimônia é oportunidade ímpar”, assinalou Admilson.

O Secretário ainda pactuou que outros R$ 100 mil, recursos de emenda parlamentar, sejam destinados à Reforma das instalações da Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia da Campanha.

Atendendo também ao pedido da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, que protocolou pedido de liberação de uma Van para transporte de pacientes da Hemodiálise na Assembléia de Minas, o Prefeito Lázaro Roberto da Silva ainda anunciou, na presença de populares e autoridades, a resposta positiva dada pelo Secretário para que o veículo possa ser liberado.

“É mais do que simplesmente uma melhoria de estrutura. É uma mudança radical na gestão de saúde, com essas novas ações, como a construção da UBS, o Complexo de Saúde, a integração do Pronto Atendimento e da Santa Casa (...). Assim poderemos atender a 100% da população local, buscando proporcionar aos cidadãos um atendimento modelo em saúde”, disse o Prefeito Lázaro Roberto da Silva.

Ao final, o Vereador Guilherme de Souza Serrano entregou à Chefe do Serviço Municipal de Saúde Marina Vilhena, Moção de Aplauso nº 40/2009, da qual foi autor, pela conquista da UBS e do Programa Farmácia de Minas, que estão sendo construídos no antigo almoxarifado da Prefeitura.