EVENTO QUE HOMENAGEIA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA REÚNE AUTORIDADES E POPULAÇÃO

Campanha comemorou em novembro último o dia da Consciência Negra. O evento que teve a idealização do Mandato da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller teve o apoio do Departamento de Cultura do Município e reuniu na Praça Dom Ferrão centenas de pessoas.

“O evento, que acontece pela primeira vez, foi um sucesso”, como avalia a Chefe do Departamento de Cultura Sandra Araújo. “Não tínhamos idéia de que o evento ia surtir o efeito que surtiu. A Praça Dom Ferrão ficou lotada e foi um momento para que todos pudessem refletir sobre o preconceito racial”, completou.

Várias homenagens marcaram o Dia da Consciência Negra. Na data houve apresentações culturais com os Ternos de Congadas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O Grupo de Capoeira Barravento, o Grupo de Hip Hop D’Black, além do Grupo de Pagode Nova Era, se apresentaram no palco especialmente montado para receber as atrações. Várias personalidades de Campanha receberam a homenagem pelo Dia da Consciência Negra. No telão montado no palco, inúmeros campanhenses falecidos foram homenageados. O Departamento de Assistência Social também exibiu curta sobre o tema.

A idealizadora do evento, a Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, ressaltou a importância do evento. “É o primeiro movimento em Campanha contra o preconceito racial e não é só o preconceito racial, mas todas as formas de preconceito seja ele qual for. Muitos de nós, da raça negra, já fomos, pelo menos alguma vez, vítimas de algum preconceito por causa da cor de nossa pele e isso é inadmissível, como qualquer outra forma de preconceito. Não podemos compartilhar com idéias deste tipo. Ninguém é melhor que ninguém por causa da cor da pele, por causa de religião, ou qualquer outra coisa. O movimento é apenas o início da luta contra o preconceito e faz parte de toda a mobilização nacional que é realizada todos os anos no Brasil. Pretendemos, com o apoio da sociedade e do Município, continuar com o evento”, ressaltou a Vereadora.