ENTREVISTA COM O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PEDRO MESSIAS ALVES

Biografia do entrevistado

Pedro Messias Alves nasceu em Santo Antônio do Amparo MG, aos vinte e três dias de maio de 1966, filho do Sr. Pedro Alves (falecido) e de Dona Maria Aparecida Alves. É pai de três filhos. Pedro Messias Alves é empresário e vereador em segundo mandato. Tem dois irmãos: José Antônio Alves e Iranilda Aparecida Alves. Filho de sitiantes, desde menino, Pedro Messias ajudava o pai na lida com a plantação e as criações na roça, de onde afirma ter adquirido sua dignidade e lealdade. Iniciou os estudos na famosa Escola Estadual Inácio de Lima e Silva, na mesma cidade, sendo que mais tarde, continuou seu aprendizado no Colégio Ricardo Ferreira de Paiva. Aos vinte anos decidiu mudar-se para Extrema MG, onde trabalhou na função de garçom. Aos vinte e três anos adquiriu seu primeiro estabelecimento, uma borracharia em sua cidade natal. Em Campanha, convidado pelo ex-prefeito José Maria Prock a se filiar no Partido Liberal em 2003, dava sinais de sua predileção: a política; motivo pelo qual decidiu, um ano após, ingressar na carreira, sendo eleito vereador para a Legislatura 2005/2008 com 185 votos. Na Legislatura, participou das comissões permanentes da Casa, responsáveis pela análise dos projetos de leis. Em 2008, candidatou-se pelo PMDB, sendo eleito por 299 votos. No biênio 2009/2010, foi ainda Secretário da Comissão de Justiça e Suplente do Relator nas Comissões de Fiscalização Financeira e de Serviços Públicos. Em 14 de dezembro de 2010 foi eleito Presidente da Câmara Municipal para o Biênio 2011/2012 e empossado no dia 3 de Janeiro de 2011.

BATE PAPO COM O PRESIDENTE

JORNAL DA CÂMARA: Presidente, como o Senhor acha que deve ser a relação Câmara de Vereadores  e sociedade?

PRESIDENTE: "Eu acho primeiramente que tem que ser uma câmara unida, vereadores e funcionários, num trabalho conjunto. Acho também que a população tem um papel fundamental na política. Nós vamos tentar trazer o povo às reuniões, pois é muito importante que o povo participe das discussões dos projetos, dê sua opinião aos vereadores. Acredito que essa deva ser a relação entre a câmara e a população. Eu acho que tudo aqui deve ter a maior transparência possível, porque a população precisa saber o que a câmara está fazendo. Temos aí o exemplo do próprio jornal da câmara e da internet".

JORNAL DA CÂMARA: O Sr. está em segundo mandato na Câmara Municipal e já participou das Comissões Permanentes da Casa nesses dois mandatos, mas é a primeira vez que o Senhor se candidata ao cargo de presidente da Câmara. Como o senhor analisa a nova função?

PRESIDENTE: "Eu tenho a certeza que é uma responsabilidade muito grande. Para administrar a Câmara Municipal não é fácil. São muitos os detalhes; a parte contábil não é muito fácil. Mesmo assim eu quero fazer uma administração voltada à transparência; quero ter a mesma responsabilidade com que tenho com as minhas empresas. Administrando assim, tenho a certeza que iremos conseguir fazer um bom trabalho."

JORNAL DA CÂMARA: Quais as principais iniciativas neste início de mandato como Presidente da Câmara?

PRESIDENTE: "As iniciativas são muitas. Uma delas eu já até cobrei do prefeito em meu discurso de posse. Eu acho que a saúde do Município, apesar de muitos esforços do prefeito, está ainda a desejar. Estou cobrando do prefeito, de imediato, melhorias na saúde, algumas na educação e também no esporte. No esporte, por exemplo, nós vamos ter que trabalhar juntos para que a área dê uma melhorada. Vamos também ter que pensar uma forma para regularizar o transporte na área do esporte. Quero frisar bem: de imediato eu quero que o setor de saúde melhore mais e é isso que eu já comecei a cobrar do Prefeito".

JORNAL DA CÂMARA: Qual é a sua relação com os demais vereadores?

PRESIDENTE: "A minha relação com os vereadores é a melhor possível, da minha parte. Não tenho nada o que reclamar de nenhum deles e os vereadores têm trabalhado muito, unidos, junto ao trabalho da Câmara. Aproveito a oportunidade para também dizer que conto com todos eles nesta nova empreitada".

JORNAL DA CÂMARA: Como é a sua relação com o Chefe do Executivo Municipal?

PRESIDENTE: "Nós temos nos dados muito bem, desde a campanha eleitoral. O interesse dele quanto o meu é o mesmo: trabalhar para a cidade da Campanha. Tanto o prefeito, quanto eu, nós não somos nascidos em Campanha; mas independente de ser ou não ser da cidade, queremos trabalhar com muito empenho, pois o empenho com a cidade é muito importante. Quero aproveitar o espaço para também parabenizar o chefe do Executivo pelas iniciativas em prol do Município. Esses dias eu fiquei sabendo também do desconto que a Prefeitura está tendo com a tarifa de água dos prédios públicos. Pagando as contas em dia a prefeitura tem recebido, se não me engano, 40% de desconto, o que gera uma economia muito grande aos cofres públicos".

JORNAL DA CAMARA: Qual a mensagem que o Sr deixa para os campanhenses, vereadores e funcionários da Câmara Municipal?

PRESIDENTE: "Gostaria de desejar a todos um 2011 de muita saúde, em primeiro lugar. Tendo saúde, temos disposição ao trabalho. Aos funcionários da Câmara eu espero muito empenho nesta nova empreitada comigo. Eles também sabem que poderão contar comigo. No mais eu desejo uma boa sorte a todos neste ano de 2011".