PROERD FORMA 360 CRIANÇAS EM CAMPANHA

No início de dezembro, o 5º Pelotão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais realizou em Campanha mais uma formatura do Proerd – o Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência. A solenidade aconteceu no Ginásio Padre Fuhad José Lage (Fuhadão) no dia 09 de dezembro e contou com a participação de autoridades municipais e representantes de instituições públicas e privadas de Campanha.  Na ocasião, foram entregues aos diretores das instituições cerca de 360 certificados de formatura para alunos de estabelecimentos de ensino da Campanha que concluíram o curso.

Na oportunidade foram feitas apresentações artísticas e musicais e conferidas homenagens aos apoiadores do programa na cidade. Além disso, os membros da mesa diretora dos trabalhos entregaram aos “Alunos Destaque” uma pequena lembrança oferecida pela Polícia Militar, como forma de recordação pelo desempenho durante as aulas ministradas.

O Proerd, em Campanha, conta com aulas ministradas pela Cabo da PM Christian Gervásio. O Programa funciona no Município há quatro anos.  O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance), e foi criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. Atualmente, o Programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil, ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

O Proerd é realizado nas escolas Públicas e Particulares para alunos do Ensino Fundamental, por Policiais Militares devidamente treinados. O programa utiliza metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas. Na entrega dos certificados os alunos prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.

RECONHECIMENTOS

Durante o evento de formatura, em nota oficial, o Tenente Antônio Claret Villas Boas despediu-se do povo campanhense para compor a Reserva da Polícia Militar. Na nota em que se refere à sua aposentadoria, ele destacou os fortes momentos de alegria e contentamento que passou na cidade da Campanha, além de sua luta pela melhoria da segurança do Município. Devido ao seu empenho e luta pela segurança pública em Campanha, Antônio Claret Villas Boas recebeu da Câmara Municipal uma Moção de Aplauso assinada por todos os vereadores que reconheceram seu trabalho no período em que esteve à frente do 5º Pelotão da 16ª Cia da Polícia Militar.

No dia 13 de Dezembro último, assumiu o Comando da PM em Campanha, Rainilton José França da Silva, que até o dia 25 de dezembro era Sargento do 5º Pelotão. Sargento França, como era conhecido, foi promovido à Subtenente da Polícia Militar e reassume o posto de comando na cidade, após a aposentadoria de Antônio Claret.

Durante a última sessão ordinária da Câmara em 2010, os Vereadores aprovaram também Moção de Aplausos ao instrutor do Proerd Cabo Christian Gervásio, pelo trabalho que vem desempenhando há quatro anos na cidade da Campanha, “em um resgate da cidadania, valorização da vida e da pessoa humana”.