FINAL DE ANO CHEIO DE LUZ

Iluminação em imóveis públicos e apresentações culturais foram os atrativos do fim de ano em Campanha

O final de ano em Campanha foi marcado por inúmeros eventos, em especial, pela inauguração das luzes de Natal. Verdadeiro cartão postal, o conjunto arquitetônico que reúne a Praça Dom Ferrão, o Museu Regional do Sul de Minas e a Catedral de Santo Antônio, no centro, foi todo iluminado. O acendimento das luzes foi acompanhado, mesmo em meio à chuva, por campanhenses e turistas, com a apresentação do Coral Campanhense, Meninas Cantoras de Petrópolis e a chegada do Papai Noel, no dia 12 de dezembro. Antes, no dia 10, foi a vez da fachada do Fórum inaugurar as luzes de Natal, em uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura Municipal, evento que também teve a participação de autoridades, do Coral Campanhense e do cantor Rinaldo Viana (do Programa Raul Gil).

As luzes de natal não enfeitaram somente os prédios do centro da cidade. Ao longe, a comunidade campanhense pôde avistar a Capela da Santa Cruz toda iluminada por fora. Já na Praça São Sebastião, moradores e empresários realizaram mais um natal regado de música e apresentações culturais, realizado na praça e na igreja de São Sebastião, que foram iluminados no dia 20 de dezembro. No local houve apresentações musicais da Banda Marcial Irmão Paulo, do Grupo Bem Viver, do Coro Catedral, do Grupo Seresta ao Luar, da Corporação Musical Nova Estação, do Coral Campanhense, do Quinteto de Violinos, além de apresentações com harpa.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário também recebeu iluminação festiva para as comemorações de final de ano. Um presépio, idêntico ao montado na Praça Dom Ferrão, também foi colocado no pátio da igreja que recebeu iluminação alusiva ao tema, em uma parceria com a Associação Comunitária da Chapada.

Vários campanhenses e turistas aplaudiram as manifestações culturais por ocasião das festas de fim de ano. “Eu já passei o natal em diversas cidades da região, mas aqui em Campanha superou. A catedral iluminada em toda a fachada da frente e o jogo de luzes no museu e nas palmeiras da Praça Dom Ferrão ficou um espetáculo”, afirmou a dona de casa Maria das Dores Juvêncio Souza, da cidade de Varginha MG. Para Wilson Lima, da cidade de Boa Esperança, Campanha se superou nos enfeites natalinos. “Eu estive aqui no ano passado e vi este ano pela TV. Gostei tanto que voltei para conferir de perto, tamanha foi a superação com relação ao ano passado. Iluminar aquelas torres não deve ter sido tarefa fácil”, afirmou Wilson se referindo às torres da Catedral.

A iniciativa ainda serviu para incentivar a economia e o turismo. “Isso tudo agrega valor ao turismo da cidade. Campanha tem potencial e quanta gente esteve aqui neste ano para vislumbrar as belezas da cidade. Ganha a cidade, ganha o comércio, ganha todo mundo”, concluiu o turista Wilson Lima.