Plenário aprova sugestão ao Prefeito para melhoria das estradas rurais e meio ambiente

O Vereador Sérgio Dias de Castro apresentou em Plenário no mês de março indicação no sentido de beneficiar o produtor rural. Trata-se de uma sugestão do Vereador encaminhada ao Prefeito pela Câmara, que pretende fomentar uma parceria entre os departamentos de Meio Ambiente, Obras e Setor de Estradas Rurais. A idéia vem sendo colocada em prática em vários municípios, tanto em Minas Gerais como no Estado de São Paulo. Segundo o vereador, a Prefeitura poderia realizar estudos para a implantação de uma possível usina de reciclagem de materiais de construção civil, objetivando o reaproveitamento dos materiais para a recomposição das estradas rurais mais danificadas.

Para ele é necessário uma política bem definida ao setor, em especial ao escoamento da safra agrícola, com vistas a garantir melhores condições ao produtor rural de vender sua produção. O Vereador Sérgio Dias de Castro afirmou ainda que, em especial após o período chuvoso, os produtores perdem muito dinheiro no escoamento e na própria venda da safra, pois as intempéries do tempo acabam por prejudicar a situação das estradas que dão acesso ao centro urbano. “Sabemos que em alguns locais a prefeitura utiliza restos de construções para o cascalhamento de estradas, mas se ela desenvolvesse uma estrutura melhor para que a população possa depositar esses entulhos para posterior utilização pelo município na melhoria das estradas, muito mais vias poderiam ser melhoradas, pois não faltaria material para isso”, afirmou o Vereador.

Em algumas cidades, como no Estado de São Paulo, a própria prefeitura destina uma área para depósito e é nessa área que é feita a triagem dos materiais que são triturados, através de uma pequena usina, para serem misturados à terra, composição que servirá posteriormente para corrigir trechos em péssimas condições de tráfego. “Pedra, cimento, argamassa e lajotas, tudo isso pode ser fragmentado em pequenos pedaços, como cascalho, e misturado à terra comum, para então, ser aplicado nas obras viárias, em especial na zona rural. A Prefeitura poderia destinar uma área do Município para fazer a triagem e a mistura dos materiais à terra, através de uma mini-usina ou utilização de um rolo compressor, para então serem reaproveitados na zona rural.”

O Vereador ainda destacou sua preocupação com o meio ambiente. “É preciso saber fazer muito bem essa triagem para que não sejam misturados produtos que degradem o meio ambiente, como restos de lixo e outros materiais”. Ele afirma que “se bem triados, não só o produtor rural terá maior benefício com a melhoria das estradas, como também o próprio meio ambiente, que estará livre de certos materiais que, muitas vezes são depositados em quaisquer lugares, prejudicando não só o ecossistema, como também o próprio visual da cidade”, completou.