Indicação pede melhorias na iluminação da cidade

O Vereador Creone Pagano Sales protocolou na Câmara no mês de fevereiro Indicação no sentido de atender às inúmeras solicitações dos moradores das Ruas Atílio Casadei e Toledo Pizza. Trata-se de um pedido antigo quanto a iluminação de trechos localizados no Bairro São Cristóvão. O Vereador defendeu a idéia de que as vias, como são importantes acessos da rodovia ao centro da cidade, poderiam receber uma iluminação mais eficiente. Além do que, segundo o vereador, a precariedade da iluminação prejudica até mesmo a segurança dos moradores e pedestres que transitam pelo local, uma vez que as vias estão muito próximas à rodovia que recebe veículos de todo o país. “Os moradores reclamam que, diariamente transitam por ali veículos de diversas cidades e que muitos motoristas abordam pedestres à procura de informação e a pouca eficiência da iluminação é um fator de risco a esses cidadãos”.

O Vereador salientou ainda a questão visual da cidade. “Não só a Rua Atílio Casadei, como todas as outras vias poderiam receber uma iluminação mais eficiente”. Ele afirmou que há vários anos não é desenvolvida uma política eficaz para o setor. “Há umas intervenções aqui e ali, mas acho que seria necessário se destinar recursos do Orçamento para que Campanha possa trocar gradativamente toda a iluminação da cidade”.

O Vereador ainda citou as lâmpadas de vapor de sódio que iluminam mais e geram uma economia muito maior. “Em vários municípios a troca por lâmpadas de vapor de sódio tem não só contribuído para a economia de recursos, como também tem proporcionado a diminuição nos índices de acidentes com veículos, furtos a residência e violência noturna”. Para ele há vários projetos que poderiam ser desenvolvidos em parceria com a Cemig para a melhoria da iluminação. “Basta trafegar pela rodovia e avistar toda a cidade à noite para se ter um pequeno exemplo da ineficiência das lâmpadas de mercúrio com relação à algumas poucas ruas que já possuem as lâmpadas de sódio. Vale ainda ressaltar que alguns municípios estão utilizando recursos do Programa de Modernização Institucional e Ampliação da Infra-estrutura em Municípios de Minas - Novo Somma, financiados através do BDMG; outra alternativa para a melhoria da iluminação.

A indicação foi aprovada e a sugestão foi encaminhada ao Prefeito para análise.