Indicação submetida ao Plenário defende a criação da Feira da Citricultura Campanhense

A idéia é formatar a antiga Feira da Ponkan e abrir espaço a outros citros

O Plenário da Câmara Municipal da Campanha aprovou no mês de Março indicação do Vereador Guilherme de Souza Serrano que pretende incentivar a produção e comercialização de citros no Município. A proposição, aprovada por unanimidade, sugere ao prefeito a formatação de um evento especial à exposição e comercialização de produtos da terra, como a “ponkan”, a “murcote”, a laranja, a “montenegrine”, entre outros, como há anos era feita a Festa da Ponkan. O Vereador, em entrevista ao Jornal da Câmara, disse que a idéia não é só voltar com a Festa da Ponkan, mas ampliar o evento e abrir espaço à produção de outros citros, que atualmente somados, garantem renda e emprego ao homem do campo. “Para se ter uma idéia, segundo dados do Sindicato Rural, somente no ano de 2010 foram vendidas em Campanha 25.906 toneladas de citros, incluindo a laranja, a ponkan, a ‘murcote’ e a ‘montenegrine’. A produção maior, claro, é da ponkan, mas é preciso se incentivar também o plantio dos outros citros”.

O Vereador ainda defendeu a idéia de que a “Feira da Citricultura”, se assim for desejada, não seja só mais um evento do Município, como qualquer outra festa popular, mas sim um espaço para a troca de experiências entre produtores e também uma ótima oportunidade para avançar o mercado a outras regiões, uma vez que seria um evento aberto ao público, com a visita de grandes empresas e compradores. “O evento poderia agregar palestras, workshops e até mesmo stands de vendas e negócios, trazendo grande e positiva repercussão na região. A feira poderia ser realizada com a parceria do Sindicato Rural, Emater, Meio Ambiente e Agricultura, se assim a proposta for da vontade de todos os representantes dos setores e entidades no Município”.

Para ele, Campanha tem um ótimo potencial de turismo de negócios, mas que ainda precisa ser muito explorado. “Campanha é um das maiores produtoras de citros do Estado de Minas Gerais, mas é preciso se desenvolver políticas públicas para expor esse potencial e fazer com que ele gere ainda mais renda ao produtor e ao próprio Município, por isso defendo a idéia da volta e ampliação da festa como uma feira da citricultura e espero a acolhida por parte do executivo para fomentar essa parceria”, concluiu.