Plenário reconhece ações na área da saúde

Câmara recebe ofício sobre atendimento no Bairro Santa Cruz

O Plenário da Câmara Municipal aprovou por unanimidade Moção de Aplauso nº 03/2011, de autoria do Vice-Presidente da Câmara Gilson Cezar Prok, no sentido de tornar público o reconhecimento da Câmara e do povo campanhense à medida da Prefeitura em implantar o funcionamento noturno do Programa Saúde da Família.

Segundo a proposição, protocolada na Secretaria da Câmara e direcionada à Gestora da Saúde Marina de Vilhena Dias, a medida de abrir as sedes do Programa no período noturno “trouxe benefícios à população campanhense; medida esta que vem recebendo elogios por todos os usuários do sistema”.

Desde fevereiro, segundo justificativa do autor, nas quintas-feiras, com horário estendido das 17h30min às 21h30min, a abertura dos PSF’s “tem beneficiado a imensa maioria dos munícipes que trabalham e não podem usufruir do atendimento no horário comercial, oportunidade em que são disponibilizados à população médicos, dentistas e enfermeiros”.

O Vereador ainda afirmou que em contato com a gestora de saúde renovou seu pedido de que a Prefeitura disponibilize uma equipe de Saúde para atendimento no Bairro Santa Cruz. No dia 08 de fevereiro, uma indicação do Vereador solicitou que a Prefeitura implantasse uma unidade do Programa no bairro. Em resposta à Indicação nº 02/2011, através do Ofício nº 12/2011, o Chefe da Secretaria Geral da Prefeitura informou à Câmara que “em atenção à indicação de iniciativa do vereador e atendendo determinação do Sr. Prefeito, o agendamento do atendimento no PSF do Bairro Santa Cruz estará vinculado ao PSF do Bairro Santa Tereza, sendo que o atendimento no Bairro Santa Cruz será realizado no imóvel que abrigava a creche municipal e funcionará três dias na semana, no período da tarde, com atendimento dos seguintes profissionais de saúde: Médico, Dentista, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem”. O Ofício ainda informa que as agentes de saúde irão realizar ações educativas e trabalhos manuais, além de outras atividades ligadas à saúde.

“Espero que a população tenha esse atendimento no próprio bairro, como sempre todos pediram.”