Indicação sugere cadastro de associações de bairro pelo Executivo, para facilitar a obtenção de convênios com o Governo

O Vereador Creone Pagano Sales protocolou na Câmara Municipal Indicação no sentido de que a Prefeitura destine um servidor do Executivo para realizar um cadastramento de todas as associações de bairro do Município, para facilitar e agilizar a realização de convênios, bem como auxiliar a concessão de auxílios e subvenções.

O objetivo da presente proposta é o de facilitar a liberação de convênios, fiscalizar a prestação de contas, acompanhar o funcionamento das associações de bairro e, ainda, evitar a perda ou deterioração de documentos importantes quando da alteração de diretorias.

“Acontece algumas vezes que, quando da mudança de presidência ou diretoria das associações, alguns documentos acabam se perdendo ou até deteriorando, o que prejudica a própria associação na obtenção de recursos”, ressaltou o Vereador.

O Vereador já se deparou com uma situação parecida. “Certa vez fomos a Belo Horizonte e verificamos que tínhamos a chance de, através de uma Secretaria de Governo, conseguir materiais para uma determinada associação para o desenvolvimento de um projeto, mas nos deparamos com a falta de atualização de alguns documentos necessários da Associação para a realização do convênio, o que inviabilizou provisoriamente e adiou a realização dos projetos daquela associação. Se ela tivesse todos os documentos em dia, certamente conseguiríamos êxito na obtenção dos materiais para o projeto. Quisera que pudéssemos achar recursos e outros convênios para todas as associações, mas as possibilidades de convênios são escassas e é por esse mesmo motivo que é realmente necessário que as associações formadas tenham atualizados todos os seus documentos”.

O Vereador Creone Pagano Sales ainda afirmou que se houvesse um cadastro na Prefeitura, o trabalho de obtenção de recursos para projetos de associações de bairros seria facilitado. “Bom que nós tivéssemos às mãos na Prefeitura um cadastro pronto de todas as associações de bairro e mesmo outras associações de desenvolvimento social que desenvolvem projetos para bem da coletividade, para facilitar e agilizar a realização desses tipos de convênios, o que ajuda e muito. A Prefeitura destinaria um servidor para cadastrar toda a documentação e depois as associações atualizariam todos os documentos que forem sido mudados. Certamente, com esse cadastro em mãos, conseguiríamos muito mais convênios para o desenvolvimento de projetos no Município. Fica aí minha sugestão aprovada em plenário e encaminhada ao Prefeito Municipal”, finalizou.