Vereador defende a realização de projeto de Arborização no Município

O Vereador Antônio Leopoldino Dias solicitou ao Prefeito Municipal, através de Indicação votada na Câmara, que o Executivo, com o apoio do Departamento do Meio Ambiente, realize um projeto de arborização da cidade.  A proposição foi protocolada e votada no mês passado e pretende trazer melhorias não só para a estética do Município, como também para o clima e o meio ambiente.

“Quantas e quantas árvores foram arrancadas nos últimos anos não só aqui, mas no Estado e no País. Se tivéssemos a capacidade de colocar esse número em um papel, poderíamos enumerar e tomar ciência do grande problema que o próprio homem criou à sua sobrevivência. Pode até parecer poético, mas não é: é um grave problema que o próprio homem criou para si mesmo. Arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação pública e proteger áreas verdes particulares. Além disso, a arborização deve atingir outros objetivos, quais sejam, de ornamentação e principalmente de melhoria climática, entre outros benefícios”, ressalta o Vereador.

“Vemos quando visitamos cidades planejadas como Brasília, por exemplo, ruas e avenidas cheias de verde; áreas verdes que realmente são destinadas para seu fim específico e isso não é feito meramente pela beleza que as árvores e jardins dão às cidades. Muitos prefeitos até plantam árvores com o objetivo de melhorar a estética de seus municípios, mas é preciso mudar a consciência de todos quanto ao assunto. Mais do que beleza, é o próprio meio ambiente que ganha. Por isso fomentei na Câmara a realização desse projeto. Temos agora um responsável pela área que pode elaborar tais medidas e buscar parcerias com institutos como o IEF – Instituto Estadual de Florestas, bem como procurar convênios para a elaboração e aplicação de projetos de arborização”, ressaltou o Vereador.

O Vereador ainda destacou as inúmeras áreas verdes destinadas aos bairros que precisam ser voltadas ao seu real fim. “Muitos loteamentos foram e estão sendo construídos deixando-se áreas verdes para seu fim, mas nunca receberam uma árvore ou planta sequer. É preciso mudar isso e o primeiro passo é a conscientização. Por isso peço ao Prefeito que estude a possibilidade desse projeto junto ao Departamento de Meio Ambiente”, concluiu.