Vereador busca alternativas para a preservação do Centro Histórico e transporte de cargas pesadas à zona rural

O Vereador Guilherme de Souza Serrano solicitou em Plenário que a Prefeitura possa planejar novo ordenamento no trânsito da cidade a fim de proibir o tráfego, com a devida sinalização, de caminhões acima de 10 toneladas, nas ruas do centro da cidade, como as ruas Saturnino de Oliveira, Evaristo da Veiga e Dr. Brandão, bem como no entorno da Praça Dom Ferrão.

Segundo ele, “nessas localidades há uma grande concentração de casas antigas que, pela preservação feita por seus proprietários, resistem à ação do tempo e trazem a tona um passado glorioso e nos remete à história do Município, como sendo um dos mais antigos não só da região Sul de Minas, como também do Estado”.

O Vereador destacou ainda em Plenário que “muitos dos casarões que praticamente contavam a história da Campanha foram se acabando com o tempo, por falta também de incentivo público, mas é preciso garantir medidas para não só a preservação desses bens, como também para sua manutenção e uma das medidas prováveis pode ser a retirada de veículos pesados do trânsito do centro histórico, onde há maior concentração de imóveis com características arquitetônicas que reafirmam nossa história”.

Para que isso aconteça também é preciso se pensar em uma alternativa para o trânsito desses veículos, uma vez que, segundo o autor da Proposição, esses caminhões também trafegam pela necessidade da população, em especial, ao homem do campo e ao comércio local. Para isso, o Vereador também protocolou outra indicação que sugere que a Prefeitura “abra uma estrada secundária para caminhões acima de 10 toneladas, deslocando o trânsito desses veículos da Rodovia Vital Brazil, sentido bairro Mandu”, para resolver parte do problema. “É sabido que os veículos pesados que fazem o transporte de adubos, dentre outros, sobem a Rua Saturnino de Oliveira e Praça Dom Ferrão, rumo à zona rural, abalando as estruturas de nosso centro histórico, bem como, danificando o calçamento das vias públicas nessas localidades. Temos que buscar alternativas também àqueles que se utilizam desses caminhões para sustento de suas famílias e para deslocar suas produções e insumos. A presente medida busca, dessa forma, desviar o curso desses veículos com a finalidade de proteger o nosso patrimônio histórico e preservar o calçamento das ruas do centro histórico, oferecendo uma alternativa ao transporte para a zona rural, razão pela qual solicito a atenção do  Prefeito para a questão”.

As indicações de nº 137/2011 e 139/2011 foram encaminhadas pela Câmara ao Chefe do Executivo para análise.