Indicação sugere ao Prefeito a construção de um silo para pó calcário

O Vereador Sérgio Dias de Castro sugeriu em Plenário em agosto que a Prefeitura disponibilize uma área com um silo para funcionar como um entreposto de pó calcário, com o intuito de atender aos pequenos produtores do Município. Segundo ele, as vantagens são enormes, uma vez que os custos de produção reduziriam muito, bem como a produtividade aumentaria consideravelmente. “Entrei com essa indicação porque vejo como é difícil para o pequeno agricultor adquirir este produto que vem colaborar e muito com a sua produção. A iniciativa iria baixar os custos com a produção, uma vez que hoje o pequeno agricultor não tem condições de adquirir grandes quantidades e a aquisição de pequenos sacos de calcário fica muito dispendiosa, o que eleva os custos do produto final”, afirmou o vereador.

Segundo Justificativa do Vereador, o Município hoje possui produtores de café, ponkan, milho, feijão, entre outras culturas e 70% das propriedades são de pequenos produtores, cujo volume de compra de calcário não atinge a carga de um caminhão fechado, mais a despesa com o frete. “Com a implantação do Silo na comunidade, os produtores conseguem adquirir o produto em pequena quantidade e não têm o custo com o frete”, acrescentou.

Segundo o autor, a prática do uso de calcário aumenta em 40% a produtividade de qualquer cultura. “Existem empresas do ramo que fornecem máquinas para o entreposto e o produto é fornecido em consignação à Prefeitura, como é feito em algumas cidades do Sul de Minas”.

Para ele, a construção do Silo não requer grandes despesas. “O Silo pode ser de madeira roliça/eternite e o local deve ser de fácil acesso aos produtores, bastando disponibilizar um funcionário responsável pela entrega do calcário e para conferir o peso nas balanças da cidade. É uma estrutura de baixo valor pela serventia e pelos benefícios que traz ao Município. O custo seria mínimo, frente ao serviço que será prestado aos agricultores”, finalizou Sérgio Dias de Castro.

A Indicação 184/2011 foi aprovada por unanimidade na Câmara no dia 30 de agosto e seguiu para a análise do Prefeito Municipal.