Coleta Seletiva / Bairros

O Plenário da Câmara Municipal aprovou sugestão ao Executivo para que se crie alternativas para a coleta seletiva do lixo, favorecendo assim o trabalho de coletores e dando destino correto aos resíduos sólidos.

A indicação nº 85/2012, sugere ao Executivo que também implante nos bairros a coleta seletiva através de lixeiras próprias, melhorando assim o sistema de coleta. O autor da proposição, Vereador Admilson José Ferreira, destaca que o trabalho de separar o lixo seco do lixo úmido não deva ser somente algo praticado pela população em sua casa, mas também seja incentivada pelo próprio Poder Executivo.

“Acredito que foi uma boa iniciativa a coleta seletiva com o caminhão, em dias separados, para o lixo seco e lixo úmido. A iniciativa, claro, precisa ainda ser mais divulgada e incentivada, uma vez que é na base, lá na nossa casa, é que se dão os primeiros passos para a proteção ao meio ambiente. É no momento em que separamos o nosso lixo é que podemos dar o destino correto para o que produzimos indiretamente todos os dias. Mais do que isso, também o Poder Público deve dar o exemplo e colocar em todos os bairros lixeiras próprias para que, também nesses locais, o lixo seja separado”.

O Vereador ressalta para os resultados da colocação dessas lixeiras seletivas em pontos estratégicos nos bairros. “O resultado seria maior, uma vez que, além de ajudar a conscientizar a população, essas lixeiras seletivas seriam mais uma aliada à proteção ambiental, já que os resíduos destinados à reciclagem seriam destinados realmente ao seu fim específico, não se misturando ao lixo úmido. Um bom início seria colocar essas lixeiras nos espaços  públicos, onde há sempre maior concentração de pessoas, como as praças, por exemplo”, acrescentou o autor Admilson José Ferreira.

A indicação foi encaminhada ao Chefe do Executivo Municipal.