Medicina Veterinária

Outro coadjuvante nas políticas de saúde pública, seja para assegurar a integridade física dos animas ou para o controle de doenças epidêmicas, é a medicina veterinária, que também foi tema de debate na Câmara Municipal, com a apresentação de requerimento na ordem do dia.

Com um mercado em constate crescimento, cresce também a preocupação dos cidadãos e de autoridades com relação à atividade. Neste sentido, o Plenário da Câmara aprovou requerimento de nº 26/2012, de autoria do Vereador Guilherme de Souza Serrano, que solicita do Executivo que forneça informações quanto ao assunto, entre elas, se existe no quadro de pessoal da Prefeitura o cargo de veterinário. “Estou pedindo informações da Prefeitura com relação a existência desse cargo em seu quadro de pessoal e se afirmativo, se a vaga está ocupada, em caráter efetivo, comissionado ou contratado, informando, no caso, o nome do servidor, bem como as funções junto a Vigilância Sanitária e carga horária. São questionamentos que a população faz aos membros do Legislativo”, acrescentou o autor.

Outra preocupação relatada no Requerimento encaminhado ao Executivo é quanto aos procedimentos da Vigilância Sanitária com relação aos animais domésticos ou silvestres portadores de doenças passíveis de serem transmitidas aos seres humanos. “É uma questão de saúde pública que merece a atenção constante do Executivo e a população, atualmente, tem nos procurado para saber informações com relação a isso”, sinalizou.

O Vereador ainda questiona no requerimento “qual o procedimento da vigilância sanitária com relação aos animais eutanasiados e com os materiais perfuro-cortantes e contaminantes”. “O assunto ‘medicina veterinária’ tem sido pauta de inúmeros debates e mesmo em Campanha, cidade relativamente pequena, o assunto também tem sido destaque em conversas com cidadãos e vemos, a cada dia, crescer em nosso município a adesão a este tema: o cuidado com os animais. As autoridades precisam também tratar desses assuntos e discutir políticas voltadas à medicina veterinária”, completou o Vereador Guilherme de Souza Serrano.

O requerimento foi encaminhado ao Executivo Municipal para ciência e posterior envio de informações à sede do Legislativo.