Sugestão / Turismo e Cultura

A Câmara Municipal da Campanha aprovou, mais uma vez, neste ano, Indicação ao Prefeito Municipal no sentido de buscar junto aos Secretários Municipais de Cultura e Turismo, em parceria com a Paróquia, um projeto que resgate a importância e memória do Padre Victor, com a realização de eventos permanentes.

Apesar de a Indicação ter sido aprovada em abril na sede do Poder Legislativo Municipal, o assunto voltou à tona em Campanha nos meses de maio e setembro. Nos quatro anos desta Legislatura, o assunto foi objeto de indicações aprovadas pelo Plenário, mas com a notícia, em maio, da assinatura do Decreto Pontifício que concede o título de “Venerável” ao campanhense Padre Victor e com a celebração, em setembro, do aniversário de morte do ilustre cidadão, o assunto reacendeu.

No final de setembro, uma Exposição foi realizada no Museu Regional do Sul de Minas, pela Paróquia Santo Antônio, contendo objetos alusivos à vida do campanhense, além de trabalhos de cinco escolas campanhenses, como forma de “resgate de sua memória e uma homenagem por seus grandes feitos na Terra”. Uma missa também foi celebrada na Catedral de Santo Antônio em homenagem ao venerável, com a presença de trespontanos e membros da Associação Padre Victor, de Três Pontas, além de uma Romaria a pé, promovida por seminaristas da Diocese, de Campanha à Três Pontas, bem como outras iniciativas populares.

Para a Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, autora das indicações que solicitam pela Câmara, desde 2009, a realização de eventos permanentes em memória de Padre Victor, “é um ótimo começo”. “Vemos também ótimas iniciativas de lideranças populares, como a realização de passeios ciclísticos, mas é preciso que se dêem passos mais largos com relação à criação, por parte da Prefeitura, de eventos permanentes, na data de comemoração do aniversário de nascimento, ocorrido aqui em Campanha. É o pedido da comunidade, para que se incentive o turismo local, próximo à data de 12 de abril, data de nascimento de Padre Victor”, ressaltou Heloisa Helena.

Ela ressalta e reconhece que todas as iniciativas são muito bem-vindas e que o Poder Público deve estudar a possibilidade de apoiá-las, havendo legalidade, sendo necessário, já para o ano que vem, a execução de um calendário permanente para esta e outras datas que poderão incentivar o turismo local. “Tenho sempre acompanhado de perto esse assunto e acredito que Campanha só tem a ganhar com a criação desses eventos, de caráter permanente, em especial este que vem sendo discutido na Câmara há pelo menos quatro anos, alusivo à data de nascimento do Venerável campanhense Francisco de Paula Victor. Com o avanço do processo de Padre Victor, grande é a expectativa de seus fiéis para sua beatificação, o que pode fazer com que Campanha também atraia público relativo à sua devoção, não só movimentando o setor de turismo como também a economia do Município”, acrescentou.

Ela espera que mais eventos possam incentivar o turismo local. “Acredito que é a hora de agregar eventos relativos a Padre Victor, aproveitando o avanço do processo no Vaticano e também fazendo alusão ao seu nascimento”, finalizou Heloisa Helena, em entrevista ao Jornal da Câmara.