Equipamentos / Produtor Rural

No mês de setembro, o Plenário da Câmara Municipal aprovou Requerimento Verbal no sentido de que o Executivo Municipal preste informações a respeito do cumprimento do convênio para a aquisição de uma máquina de beneficiamento de café. O autor do Requerimento, Vereador Sérgio Dias de Castro apresentou, em reunião da Câmara, questionamentos com relação à utilização do equipamento. “Sempre que encontramos produtores rurais a questão é levantada novamente. Qual o porquê da não utilização do equipamento até hoje, já que se encontra no almoxarifado. Várias vezes respondemos o que nos é passado, mas a questão maior é saber o porquê ainda não se concretizou o projeto de utilização dessa máquina”.

O mesmo vereador disse que os pequenos produtores são os mais prejudicados com a questão. “Essa máquina poderia estar sendo utilizada há algum tempo pelos pequenos produtores, junto com os tratores, mas o que se vê até hoje é produtor reclamando que os equipamentos não estão sendo utilizados à contento”, afirmou o autor do requerimento verbal.

Neste sentido o requerimento verbal, segundo seu autor, tem como objetivo principal, saber o cumprimento do convênio, para que enfim, a máquina de beneficiamento de café adquirida possa ser realmente colocada a seu fim específico. O autor, em entrevista ao Jornal da Câmara, destacou sua preocupação com o assunto já há alguns meses, quando protocolou indicação no sentido de que a Prefeitura estudasse a possibilidade de realizar uma parceria para a utilização dos tratores agrícolas da Prefeitura. “Sugeri ao Executivo, através da Indicação nº 148/2012  que a Prefeitura regulamente, através de lei, o trabalho dos tratores agrícolas prestado aos pequenos produtores. Essa regulamentação, que se torna necessária, poderá ser feita através de Projeto de Lei, elaborado em parceria com órgãos da área rural do município, como Sindicato Rural, Emater, Associações, Departamento de Agricultura. Considerando que os produtores necessitam desse apoio, é justo que o Poder Público regulamente essa utilização, uma vez que os tratores foram liberados para essa finalidade”, ressaltou.

O vereador ainda destacou que a utilização tanto dos tratores, quanto da máquina de beneficiamento de café poderão agregar emprego e renda no Município. “Vale ressaltar que o aumento das culturas gera o aumento de emprego e renda dentro do município, razão pela qual solicito o empenho do Prefeito em regularizar esse importante trabalho”. O autor do requerimento espera resposta do Executivo sobre o cumprimento do convênio. “Agora espero que o Executivo responda ao requerimento aprovado, para que possamos dar uma resposta correta ao produtor rural sobre a questão e que, enfim os equipamentos sejam colocados à disposição dos pequenos produtores”, acrescentou.