Reconhecimento / Evento Cívico Esportivo

A Câmara Municipal da Campanha aprovou, em Plenário, Moção de Congratulações a Rubens Ramos de Oliveira e aos atletas, pela comemoração dos 40 anos da grande Corrida da Independência.

O autor da Proposição, Vereador Guilherme de Souza Serrano destacou o projeto audacioso levado pelo organizador e pelos atletas, iniciado há 40 anos. “Realmente é um evento esportivo que leva o nome de Campanha há vários cantos do Brasil e também além fronteiras. Em várias edições nesses 40 anos, a corrida serviu como exemplo para gerações e como divulgador dos jogos da Olimpíada Campanhense. Seu Coordenador, Rubens Ramos de Oliveira vem resgatando a nossa tradicional Corrida de Revezamento, abrindo oficialmente nossa Olimpíada, razão pela qual é merecedor de todo o reconhecimento desta Casa Legislativa”.

Neste ano, a Grande Corrida saiu no dia 31 de agosto da cidade de Ouro Preto, chegando a Campanha no dia 1º de setembro para a abertura oficial dos jogos olímpicos do Município.

Iniciada em 1972, consiste em uma corrida pedestre de revezamento, feita por um único grupo de atletas, conduzindo uma tocha olímpica que abre o evento esportivo todos os anos em Campanha, em meados de setembro.

Fundada há quarenta anos, por iniciativa do radialista e professor de Educação Física Rubens Ramos de Oliveira, a Grande Corrida da Independência já teve sua largada de quase todas as capitais, passando por 20 estados brasileiros e, por duas vezes do exterior, saindo de Buenos Ayres-Argentina, com trajeto por Montevidéu-Uruguai e de Assunção-Paraguai.

“Realmente é um evento que merece o reconhecimento não só da comunidade local e regional, como também das autoridades municipais e do Estado, pois representa muito bem o esporte, sendo elogiada pelo segmento em todas as suas edições. Essa Moção é o reconhecimento do Poder Legislativo Municipal ao seu idealizador Rubens Ramos e também a todos aqueles atletas que participaram da Grande Corrida da Independência, desde 1972”, finalizou o autor da proposição, Vereador Guilherme de Souza Serrano.