Rodovia / Iluminação

O Plenário da Câmara aprovou indicação no sentido de que o Chefe do Executivo Municipal solicite, junto ao órgão competente, alocação de recursos para execução de obras de iluminação do perímetro urbano da Rodovia Vital Brazil. O documento aprovado foi encaminhado ao Prefeito para estudo. A sugestão proposta pelo Vereador Creone Pagano Sales, através da Indicação nº 171/2012, tem o intuito de atender a pedidos da própria comunidade, após a conclusão da obra de iluminação do Trevo de Campanha na Fernão Dias, realizada pela Concessionária que administra aquele trecho. “A população elogia a obra que foi realizada no Trevo de acesso à Campanha na Fernão Dias, uma obra que foi solicitada por várias autoridades campanhenses e que foi realizada a contento. Muitos cidadãos nos indagam sobre a possibilidade de que a Prefeitura possa estudar a possibilidade de conseguir recursos federais e/ou estaduais para que também o trecho da Rodovia Vital Brazil, no perímetro urbano de Campanha, possa também receber uma iluminação adequada, pelo fluxo de veículos que todos os dias passam aqui. Várias cidades como São Gonçalo do Sapucaí, por exemplo, fizeram obras parecidas e o resultado ficou excelente”, assinalou o Vereador.

O mesmo vereador ainda propôs neste ano, outras melhorias para o trecho da Rodovia; sugestões também aprovadas em Plenário, como foi o caso da Indicação 150/2012, em destaque no Jornal da Câmara em edição anterior, que solicitou ao Prefeito Municipal o estudo de viabilidade para realizar, após autorização do DNIT/DER, uma jardinagem nos canteiros centrais do perímetro urbano da referida rodovia. “Como disse da outra vez, nesses locais, atualmente, só existem a grama e o embelezamento da rodovia poderia ser outro atrativo para o turismo local”, acrescentou.

O autor ainda destaca outros objetivos com a possibilidade de iluminação do trecho urbano da rodovia em Campanha. “A sugestão que apresentei através dessa indicação tem também como objetivo, não só embelezar a entrada da cidade com a iluminação, mas também aumentar as condições de segurança da pista, como medida preventiva de acidentes”. Ele destaca a utilização da rodovia para o deslocamento de pedestres e ciclistas de algumas localidades como o Jardim Primavera, Dr. Jefferson de Oliveira, Irmão Paulo e São Francisco até o centro da cidade e vice-versa. “Vários cidadãos se utilizam da rodovia para se deslocarem seja de carro, de moto, bicicleta ou mesmo a pé pelo trecho. Seria interessante a iluminação não só para os campanhenses que se utilizam da rodovia, como também àqueles que passam por aqui com destinos diferenciados. Isso garantiria maior resultado com relação à prevenção de acidentes, como os que já ocorreram neste pedaço da rodovia, principalmente à noite. Vale ressaltar ainda que esse trecho da rodovia se constitui em porta para o Circuito das Águas, sendo uma importante via de integração entre os municípios da região”, finalizou.