Sugestão / Feira Permanente

A Câmara Municipal aprovou neste mês indicação que tem como objetivo incentivar produtores rurais e fortalecer a economia familiar. Trata-se de indicação que sugere ao Prefeito Municipal que fomente a criação de uma feira permanente de produtos rurais, uma forma de colaborar com o produtor rural e incentivar a produção agrícola e artesanal. A autora, Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, busca fazer com que a Prefeitura estude a possibilidade de elaborar um plano de gestão para a feira, através de uma possível parceria entre agricultores familiares e outros autônomos, a Emater, além de outros interessados. “É preciso se fortalecer a produção agrícola e muitos pequenos produtores não têm onde vender suas hortaliças, seus produtos artesanais e isso seria uma alternativa viável para a economia familiar, com o apoio da Prefeitura”, assinalou a autora.

Para isso, segundo a Indicação, seria necessário, em primeiro lugar, que a Prefeitura adquirisse um local para a criação dessa Feira Permanente. “Sugeri ao Prefeito, através da Indicação nº 190/2012 que estude a possibilidade de adquirir o antigo prédio da Fábrica de Beneficiamento de Algodão, localizado na Rua Dr. Borges Neto, com o objetivo de estruturar e implantar no local uma Feira Permanente para a exposição e comercialização dos produtos dos pequenos artesãos e pequenos produtores rurais, podendo ser palco de oficinas e eventos culturais. Caso não seja possível a aquisição do local sugerido, que se estude um local apropriado para as tais ações de valorização do homem e da mulher do campo. Acredito que essa idéia poderia trazer rentabilidade a tantos pequenos produtores e artesãos rurais que não têm onde vender seus produtos. Acredito que, a médio prazo, o negócio pode gerar também postos de trabalho no campo e na cidade”, acrescentou.

A idéia é criar um espaço na cidade para que a feira possa ser desenvolvida. “Acredito ser viável a proposta da criação dessa feira permanente. Acredito que é possível fazer uma pesquisa de mercado e colocar a idéia em prática. A idéia é também trazer produtos diferenciados, para atrair compradores. Uma verdura totalmente cultivada sem agrotóxico; aquele doce caseiro feito no fogão a lenha, aquele artesanato produzido em baixa escala, uma variedade de produtos que o campanhense, com criatividade, sabe fazer e/ou cultivar. É mais uma idéia que indicamos ao Prefeito, como forma de valorizar o produtor rural”, concluiu.