Discurso de Posse do Presidente da Câmara Municipal da Campanha MG

Discurso do Presidente da Câmara Municipal da Campanha, Vereador Antônio Leopoldino Dias, proferido ao final das Sessões de Posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, ocorridas em 1º de Janeiro de 2013.

“Excelentíssimo Senhor, Roberto Silva, digníssimo Prefeito desta nossa cidade da Campanha, reeleito com mais de sessenta por cento dos votos e, ora empossado pelos representantes do povo na Câmara Municipal.

Excelentíssimo Senhor Vice-Prefeito Hamilton Pires de Rezende.

Excelentíssimos Senhores Vereadores, nobres membros de nossa Casa Legislativa que aqui, juntamente com nosso Prefeito, assumimos o compromisso de manter e defender a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal e promover o bem geral do Povo Campanhense e sustentar a integridade e a autonomia do Município.

Excelentíssimas autoridades militares, civis e eclesiásticas aqui nos homenageando com suas presenças.

Senhoras e Senhores.

Minha emoção neste ato não teria razão de ser não fossem as pessoas que mais me são queridas, as quais não posso deixar de reverenciar: minha mãe, minhas filhas e minha esposa. Elas são esteios incomensuráveis e, serão, sempre, meu eterno orgulho.

Minha gratidão a Deus por ter me permitido o convívio familiar e o calor do verdadeiro amor.

Ao ser reeleito vereador da Campanha, agora em segundo mandato, representando 613 eleitores e, escolhido para, honrosamente, representar o Poder Legislativo Municipal neste primeiro biênio, renovo meu compromisso de bem servir ao povo campanhense.

Estou ciente de que, na qualidade de Vereador escolhido democraticamente pelo voto popular, me cabe assegurar a continuidade do compromisso de transformar a Câmara Municipal da Campanha, no centro das grandes decisões em prol do cidadão que aqui vive.

A independência do Poder Legislativo, constitucionalmente expressa, é a baliza reformuladora e garantidora da representação popular, perante a qual, nós Vereadores, temos o dever de viabilizar a melhoria de vida de nossos cidadãos campanhenses.

Tendo, em meu primeiro mandato, defendido os interesses da coletividade e contribuído para o crescimento e o desenvolvimento do Município da Campanha, juntamente com nosso Prefeito, Roberto Silva, pude, no exercício da representatividade, colher os frutos do reconhecimento popular por intermédio do voto.

E, ao ser eleito Presidente da Câmara Municipal da Campanha, vi em meus nobres colegas, ser patenteada a confiança a mim creditada nas urnas no dia 07 de outubro último.

O dever que ora me incumbem me faz honrado e, sobretudo, me torna mais compromissado e responsável com a coisa pública, uma vez que me outorgam poderes de administração, cuja seriedade e experiência trago da minha vida privada.

Sou garantidor do fiel cumprimento do nosso Regimento Interno.

Zelarei pelas funções institucional, fiscalizadora, legislativa, julgadora e administrativa da nossa Câmara Municipal da Campanha. Atuarei e defenderei os direitos do povo campanhense, dentro ou fora da Casa Legislativa. Trabalharei juntamente aos nossos representantes, estadual ou federal, na busca incessante por emendas parlamentares que nos tragam fontes de investimentos e auxílios financeiros para nossa comunidade.

Não posso deixar de expressar aos Senhores que recebo a Presidência da Câmara Municipal da Campanha, sabedor da excelente administração de Pedro Messias Alves, cujo pulso e controle administrativo foram admiráveis.

Tenho, também, a certeza da integração e apoio conjunto que estarão ao meu dispor na Presidência da Casa, por intermédio dos dignos servidores que ali exercem suas atividades.

Perante nosso Prefeito Municipal, amigo Roberto Silva, no exercício institucional do Poder Legislativo, essa Presidência assumirá a postura de zelar pelos interesses públicos, auxiliando, acompanhando e legislando sobre assuntos locais que visem atender ao povo campanhense.

Juntos, caminharemos no intuito de levar aos nossos munícipes mais saúde de qualidade; mais ações voltadas à educação, esporte e lazer para as comunidades locais; garantia de acesso e atendimento às pessoas carentes; adoção de políticas públicas com foco no aperfeiçoamento, capacitação e valorização de nossos servidores; ações governamentais de geração de emprego e renda aos nossos trabalhadores campanhenses; atenção às entidades filantrópicas de nosso Município; e, garantia da segurança e respeito à sociedade civil organizada e aos Poderes constituídos Estadual e Federal.

A Presidência da Câmara Municipal, sob meu comando, em cumprimento ao princípio democrático, estará de prontidão e receptiva aos anseios da população, garantindo-lhe a participação popular e o livre exercício do direito de cidadania.

É com o sentimento de nobreza do universo e com a humildade de uma folhinha de grama que concluo minhas palavras citando o pensador Erich Fromm: ‘A pessoa mentalmente sadia é a que vive pelo amor, pela razão e pela fé, e a que respeita a vida, a sua própria vida e a do seu semelhante’.

Muito obrigado”.