Sugestão/Distrito Industrial

O Plenário da Câmara Municipal aprovou no mês de fevereiro proposição que versa sobre a geração de emprego no Município. A sugestão volta a ser debatida em Plenário nesta Legislatura. Trata-se da Indicação nº 107/2013, que sugere ao Executivo Municipal que crie, mediante lei, um Distrito Industrial no Município, para que Campanha possa atrair empresas e contribuir para a geração de empregos aos cidadãos.

A sugestão voltou a ser debatida em Plenário nesta Legislatura, segundo o autor, Vereador Creone Pagano Sales, devido a inúmeros pedidos da população. “Acredito que o tema não se esgotou. A população ainda sofre com a falta de oportunidades de emprego. Foi um tema muito discutido no ano passado durante as campanhas eleitorais, mas é preciso, já neste início de legislatura, reforçar o tema, para que não fique esquecido e também acredito que a Administração Pública tem por objetivo realizar ações que visem ao desenvolvimento econômico e social do município. Por isso que volto com o mesmo tema, através dessa indicação. Acho interessante bater nessa mesma tecla, pois vemos todos os dias os cidadãos campanhenses procurando de porta em porta um emprego”.

Segundo ele, é preciso se destinar um local apropriado para as empresas que desejarem se instalar em Campanha. “A cidade da Campanha, por ser uma cidade com potencial turístico e que possui inúmeros atrativos arquitetônicos, deve priorizar, não só a geração de empregos, mas também a qualidade de vida da população. Acredito que se deve criar um local apropriado para que as indústrias, mesmo aquelas de pequeno porte, possam se instalar e gerar empregos. Há algum tempo que o mercado brasileiro tem se aberto às pequenas empresas, que têm gerado inúmeras vagas de emprego. É preciso buscar alternativas para solucionar esse problema da geração de empregos”.

A proposição, segundo o autor, tem como objetivo promover a integração do Poder Público com a iniciativa privada. “A presente medida vem promover uma integração do Poder Público com a iniciativa privada, implementando os incentivos ao desenvolvimento e à geração de empregos, agindo como fomento à fixação no município do empresário local, bem como à sua plena expansão”.

Em entrevista ao Jornal da Câmara, o autor Creone Pagano Sales também acrescenta que o Município deve colocar a questão como uma das prioridades neste mandato. “Acho que a idéia desse distrito industrial é uma boa alternativa para atrair empresas e fomentar a geração de emprego e renda. Campanha é uma cidade situada em um ponto central em relação às principais capitais do país (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro - praticamente grudada com a Rodovia Fernão Dias) e que precisa colocar pra frente essa idéia. Acredito que se colocando a idéia do Distrito Industrial em prática, muitas empresas poderão se instalar no Município; mas é preciso também ir além, buscando os empresários, mostrando e formando parcerias para divulgar os atrativos que Campanha pode oferecer para a instalação de novas empresas e também desenvolver políticas para que as empresas já instaladas em Campanha possam desenvolver suas atividades, sem passar pelo risco de fechar suas portas ou ir para outras cidades. A idéia do Distrito Industrial é uma alternativa. Espero que o Executivo possa estudar a possibilidade de, mediante lei, criar este espaço, de suma importância para Campanha”, finalizou o autor Creone Sales.