Social / Recuperação / Reinserção na Sociedade

A situação de moradores de ruas também foi tema de proposição votada na Câmara Municipal no mês de fevereiro. Com o objetivo de propor o bem estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade, o Plenário da Câmara aprovou indicação, de autoria da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, que sugere a criação de uma Casa de Recuperação para moradores de rua em Campanha. A sugestão é de que, através do Departamento de Assistência Social e parceria de voluntários, a casa possa ter o objetivo de incentivar a autoestima e autoconfiança, muitas vezes perdidas pelas mais variadas situações de vulnerabilidade em que esses seres humanos estão expostos nas ruas.

Segundo a autora, é preciso um olhar mais atencioso a essa situação. “Essas pessoas são seres humanos como nós. Elas têm sentimentos, elas precisam de ajuda; precisam se alimentar, cuidar da saúde, entre tantas outras coisas. Não se deve fechar os olhos para a situação de inúmeros seres humanos que, por inúmeros motivos (os quais não cabe a nós o julgamento) foram parar nas ruas. Do jovem ao idoso, o que se depreende dessa questão é a necessidade de um olhar objetivo e ativo para com as pessoas que desejam e precisam ser ajudadas com propostas concretas de reabilitação”.

Segundo a proposição, a idéia é viável. “(...) é bastante viável, considerando que o Departamento de Assistência Social estará, desta forma, reafirmando a sua função de promover o bem para essas pessoas”. Ela completou ainda, em entrevista ao Jornal da Câmara que esse projeto também poderia ser desenvolvido em parceria com vários departamentos da Prefeitura, como o de Saúde, o de Educação, Cultura e Esportes. “Por estarem à mercê de todo tipo de violência, maus tratos, essas pessoas precisariam também ter o acompanhamento de várias especialidades da medicina, além de participarem de projetos educacionais, esportivos e culturais, para a reabilitação à sociedade”.

Na proposição, a autora ainda enumerou algumas das atividades que também poderiam ser desenvolvidas neste possível local, caso seja acatada a sugestão. “Nessa Casa de Recuperação poderiam ser desenvolvidas inúmeras atividades, como a criação de animais doados pela comunidade e o plantio de uma horta comunitária, cujo resultado poderia ser revertido em benefício das creches municipais.

Ela ressaltou que o problema deve ser encarado não só pelo Poder Público, mas também pela comunidade. “Todos devem ajudar. É inegável a necessidade de tal enfoque para a solução desse problema social, que atinge não só as grandes metrópoles, mas é visto aqui também em nosso pequeno município. É preciso criar alternativas para que possamos conferir a todo cidadão o direito à verdadeira cidadania, com dignidade e respeito”, completou a autora Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller.