Sugestão / Iluminação Pública

O Plenário da Câmara aprovou indicação ao Prefeito Municipal que envide esforços junto à CEMIG, no sentido de trocar, na iluminação da cidade, as lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, considerando a sua economia e eficiência. “É crescente o número de cidadãos que reclamam da iluminação pública aqui em Campanha. Muitos pedem que o Município possa trocar a iluminação por lâmpadas de vapor de sódio. Acho que a Prefeitura poderia atender a esse pedido da população que cobra também dos vereadores que intercedam diante da precariedade da iluminação, utilizada há décadas em Campanha”, assinalou o autor da Indicação nº 103/2013, Vereador Antônio Flávio Fonseca Filho.

A proposição ainda destaca a importância de uma boa iluminação pública para a segurança dos cidadãos. “Essa é uma grande tendência, pois cada vez mais se sabe da importância que tem a iluminação pública, tanto para a segurança, quanto para o conforto da população. A eficiência média da lâmpada de sódio é bem maior que a de mercúrio (...). Com relação ao meio ambiente o problema é que lâmpadas de mercúrio, por exemplo, quando rompidas, liberam o mercúrio do seu interior, substância que apesar de ser encontrada na natureza é muito prejudicial à saúde do homem”.

O autor também destacou a importância desse projeto para a cidade da Campanha. “Mesmo nesse início de Legislatura, já houve gente pedindo que a Prefeitura invista recursos para melhorar a iluminação. Alguns chegaram até a dizer que as ruas, em sua maioria, são iluminadas a velas, tamanha a precariedade das lâmpadas utilizadas há muitos anos. Acho que está mais do que na hora de refazer a iluminação, trocando aquilo que precisa ser trocado. Acredito que os cidadãos poderão ter maior segurança ao se deslocarem pelas vias públicas e até mesmo será maior a segurança dos bens, como veículos e residências”, completou o autor Antônio Flávio Fonseca Filho.