Saúde / PSF / Atendimento

O Plenário da Câmara aprovou por unanimidade sugestão de que a Prefeitura implante no bairro Santa Cruz uma unidade do Programa Saúde da Família. O atendimento no Bairro, anteriormente realizado pela Equipe do PSF Santa Tereza foi interrompido neste início de ano e a população solicita os serviços no referido bairro, segundo o autor da Indicação nº 119/2013, Vereador Pedro Messias Alves.

Segundo ele, foi por atendimento de reivindicações da população e sugestões aprovadas e encaminhadas na Legislatura anterior, que o serviço passou a funcionar na antiga creche do Bairro, o que foi comemorado pela comunidade que tinha ali o atendimento semanal. “Agora neste início do ano, o serviço de atendimento à população no Santa Cruz parou e a população quer novamente o atendimento no local, para facilitar a vida do cidadão que mora ali. Caso não se possa implantar a uma unidade no Bairro, então que se possa fazer como foi feito anteriormente, como uma extensão de algum PSF urbano, pois há muitas pessoas idosas naquela região”, justificou o autor da Proposição, a qual foi aprovada por unanimidade.

A questão é a mesma apresentada quando se solicitava a extensão do PSF para o bairro, aprovada pela legislatura anterior. “A distância entre o Bairro dificulta a locomoção das pessoas, principalmente idosos e crianças. Acho que é preciso se pensar muito na questão de facilitar o acesso das pessoas ao atendimento. Outra questão é quanto aos agendamentos nos PSF’s. O pessoal tem reclamado que há a demora, em todos os PSF’s, para agendamento de consultas; outro ponto que precisa ser reavaliado”.

A indicação que sugere o atendimento do PSF no Bairro Santa Cruz foi encaminhada ao Chefe do Executivo Municipal para análise.