Transporte Rural / Preservação

A Câmara Municipal aprovou indicação neste mês de Fevereiro no sentido de sugerir ao Executivo que realize estudo para a criação de uma via alternativa para o transporte rural, objetivando a preservação de todo o centro histórico urbano, vias públicas e edificações. A Indicação nº 111/2013, de autoria do Vereador Creone Pagano Sales, sugere o estudo para atender não só os produtores rurais, mas também a população urbana, que também pede soluções. “Eu acho que a Prefeitura poderia criar essas vias alternativas para o transporte rural e o escoamento da safra agrícola. Em épocas de colheita, de escoamento da produção, o produtor rural, bem como os que fazem o transporte de mercadorias, encontra dificuldades para isso, tendo às vezes que passar por ruas de grande movimento ou mesmo estreitas demais para seus caminhões e maquinários. Há ainda o problema de que a cidade da Campanha possui várias edificações antigas que, com o tempo, podem sofrer abalos em sua estrutura, devido ao grande fluxo de veículos pesados, principalmente pelo centro urbano. A idéia é tentar solucionar o problema tanto do produtor rural, que precisa ter boas condições de escoar sua produção, bem como preservar o centro histórico, local de grande concentração de casarões antigos, alguns de enorme valor histórico e afetivo à população campanhense.

Segundo a proposição, “as estradas rurais devem ser dimensionadas e configuradas para atender às demandas de tráfego do produtor e de sua família e do escoamento das safras”. O documento ainda traz em sua justificativa outros problemas apresentados pela comunidade. “(...) o transporte de cargas dentro das cidades tornou-se um problema, pois além de causar incômodo com os altos níveis de ruído, causam também poluição atmosférica, congestionamento, ameaçando ainda o patrimônio histórico de nossa área central. Nossas ruas são estreitas e o congestionamento é inevitável. Para solucionar esse problema de impacto, é preciso uma abordagem abrangente, no sentido de buscar alternativas para minimizar conflitos e melhorar o ambiente urbano, conciliando os interesses do meio rural e a vida urbana do cidadão”.

O Vereador ainda acrescenta, em entrevista ao Jornal da Câmara, que a cada dia cresce o número de veículos, devido a alguns incentivos dados pelo Governo, o que também contribui para aumentar o fluxo de veículos. “O cidadão nota que há um grande número de veículos na cidade e isso cresce a cada dia. É importante que a Prefeitura pense na preservação das belas edificações que Campanha ainda possui. Muitos cidadãos já perceberam, como eu, os abalos em certas ruas, quando caminhões pesados ou máquinas passam pelas vias urbanas. Chega até a tremer o chão, em certas ocasiões. Há vários casarões de pau-a-pique em nossa cidade, que são preservados com muito esforço pela população e é preciso se pensar nisso. Claro, não podemos também deixar de lado às necessidades do produtor rural que gera empregos e renda no Município, que necessita de deslocamento, de boas vias e tudo mais. Acho que a Indicação merece um estudo por parte do Executivo, pois estaremos beneficiando e oferecendo melhores condições de vida à população, solucionando o problema de transporte e escoamento da safra, além de preservar o nosso rico patrimônio histórico”, acrescentou o autor, Vereador Creone Pagano Sales.

A sugestão contida na indicação foi encaminhada ao Prefeito Municipal.