Social / Saúde / Comunitário

O Poder Legislativo apreciou proposição que tem por objetivo incentivar a implantação de hortas comunitárias no Município. A sugestão, contida na Indicação nº 35/2013, de autoria da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, foi aprovada na segunda quinzena de fevereiro e encaminhada ao Chefe do Executivo Municipal, para estudo de viabilidade.

“Já sugeri em outras oportunidades a criação dessas hortas comunitárias. São lideranças das comunidades que nos procuram expondo suas idéias e essa pode, além de trazer benefícios à saúde pela produção de hortaliças mais sadias, como também incentivar o convívio social. Por isso voltei com essa indicação”, completou.

A proposição ainda solicita a atenção do Chefe do Executivo para essa iniciativa de grande alcance social. “Essa sugestão das hortas comunitárias pode e muito colaborar com a população. Hoje vemos nos setores de esporte, cultura, entre outras atividades, uma grande alternativa para a socialização e as hortas comunitárias podem também contribuir para isso e resolver inúmeros outros problemas como “terrenos baldios” e a conseqüência destes para a saúde da população, como o aparecimento de insetos e animais peçonhentos nos bairros.

Em entrevista, a autora ainda relatou que o projeto das hortas comunitárias, se colocado em prática, poderia também ser desenvolvido tanto na zona urbana, quanto rural. “Cada bairro, cada comunidade, tem sua liderança que pode incentivar ainda mais esse projeto. A prefeitura poderia ser parceira na formação desses locais, contribuindo com orientação técnica e até mesmo cedendo temporariamente locais para o plantio dessas hortas. Hortas comunitárias poderiam também ser desenvolvidas na zona rural, próximas às escolas, fazendo com que os produtos sejam servidos à mesa nessas instituições, como fortes aliados na alimentação dos estudantes”.

Durante a entrevista, a autora também ressaltou a importância desses projetos para a segurança alimentar e nutricional das pessoas. “Vemos sempre falar dos perigos dos agrotóxicos e também da preocupação das pessoas quanto à nutrição mais saudável. Seria interessante a parceria com profissionais qualificados para o acompanhamento dessas atividades, caso seja colocada em prática. As hortaliças poderiam ser livres de produtos químicos e outros que agridem a saúde humana e o ambiente. Por isso seria importante também o acompanhamento, não só profissionais de agronomia, como também o envolvimento de pessoas ligadas ao meio ambiente, nutricionistas e pessoas ligadas a outros setores. É uma sugestão importante que precisa ser incentivada e colocada em prática”, finalizou a autora da Indicação, Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller.