Sugestão de Projeto/Meio Ambiente

Os Vereadores aprovaram em sessão ordinária, neste mês de Fevereiro, indicação ao Prefeito Municipal que sugere a criação de um projeto para a captação de recursos, no sentido de viabilizar a implantação de uma usina de reciclagem de lixo em Campanha.

A Indicação de nº 27/2013, do Vereador Admilson José Ferreira, foi levada ao Plenário e ainda sugere que o projeto seja encaminhado à Fundação Nacional de Saúde – Funasa, para que o Município possa captar os recursos para a concretização da idéia. “Várias propostas já foram debatidas em outras legislaturas, as quais também refletem sobre a disposição e coleta do lixo. Agora, nesta Legislatura, a idéia é fomentar um projeto para o destino final desses resíduos”, sinalizou.

A proposição destaca que a Fundação Nacional de Saúde, dispõe de programas específicos para a efetiva implementação de projetos de coleta e reciclagem de materiais, em que o objetivo principal é o aumento da produtividade do processo de coleta e reciclagem de materiais, acompanhados de atividades educativas e informativas. “É imperioso que tomemos uma atitude para o destino final do lixo no município (...) buscando novas alternativas”.

Segundo ele, a sugestão, depois de colocada em prática, pode gerar emprego e renda, além de preservar o meio ambiente. “É uma idéia que envolve vários segmentos, como por exemplo, os coletores de materiais recicláveis, funcionários da Prefeitura, bem como pessoas ligadas ao Meio Ambiente. Além disso, é primordial o papel da imprensa, dos educadores e de pessoas ligadas ao meio ambiente, para a conscientização e divulgação desse tipo de projeto. O Projeto pode ainda gerar renda aos coletores, pois poderão agregar valor ao produto final já reciclado”, sinalizou o autor.

O projeto, se colocado em prática, poderia ficar a cargo dos coletores e/ou associados do setor, supervisionados pelo Departamento de Meio Ambiente, segundo o autor da proposição aprovada. “São pessoas ligadas ao setor, que buscam o destino correto do lixo. Esse projeto é de suma importância para o Município. É apenas um primeiro passo. A idéia é que a Prefeitura elabore esse projeto para a captação dos recursos para posterior aquisição dessa usina de pequeno porte; é uma sugestão que pode trazer benefícios à sociedade”, finalizou o autor do documento, Vereador Vice-Presidente da Câmara Admilson José Ferreira.