Substituição / Equipamentos / Vias rurais

Uma das dificuldades enfrentadas quase todos os dias pelo produtor rural é o tráfego para escoamento da produção agrícola  pelas estradas rurais. Em alguns pontos é a pista de rolamento que precisa ser revisada, com vistas a melhorar o trânsito de veículos. Em outros pontos são os mata-burros de madeira, em péssimas condições, que dificultam o trânsito, principalmente de veículos pesados e de motocicletas.

Neste sentido, a Câmara Municipal da Campanha aprovou, em sessão ordinária, Indicação ao Prefeito na intenção de que se autorize a substituição dos mata-burros de madeira pelos de ferro, nas comunidades rurais dos Glórias (próximo à propriedade do Sr. Elói Borges da Costa) e dos Brejinhos.

A idéia é melhorar as condições para os produtores escoarem a produção agrícola, bem como ter melhores condições de transitarem pelo trecho. “Atendendo pedido dos moradores e produtores rurais locais, a substituição dos mata-burros busca a economia de mão-de-obra e os custos com as constantes reformas dos mata-burros de madeira, os quais estão deteriorados e provocando danos nos veículos que transitam pelas localidades”, ressaltou a autora da Indicação nº 114/2013, Vereadora Valéria Goulart da Costa.

A proposição ainda trata do trânsito intenso que possuem os trechos. “Essa região tem bastante trânsito de caminhões de carga, motos e maquinários agrícolas. Muitas vezes esses mata-burros de madeira não suportam o peso desses equipamentos e quando não há manutenção periódica, acabam por danificar os veículos que por ali transitam. Inclusive, ônibus do Departamento da Educação, passam por ali. Acredito que a troca por mata-burros de ferro, nesses trechos, seria uma solução mais apropriada.

“É uma sugestão apresentada pelos produtores rurais da região, colocada em votação em Plenário e aprovada por unanimidade. Por isso sugiro providências urgentes por parte do Executivo Municipal, para garantir melhores condições aos produtores rurais, bem como aqueles motoristas que se utilizam das vias próximas às localidades citadas”, completou a autora, Secretária da Mesa Valéria Goulart da Costa.