Sugestão / Guarda Municipal

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

Mais uma sugestão envolvendo o tema segurança é aprovada na Câmara Municipal. A proposta da Indicação nº 159/2013, de autoria da Vereadora Lourdes Silva de Souza, é que o Executivo possa criar a Guarda Municipal. Mesmo sendo uma sugestão, a Indicação foi acolhida pelo Plenário e aprovada por unanimidade, dada a sua relevância. Segundo justificativa, a medida “busca à proteção de bens, serviços e instalações no âmbito municipal, podendo a guarda municipal agir ostensivamente nas ações preventivas contra a criminalidade e violência”.

“Eu acredito que somente a presença de um guarda municipal em locais públicos já reforça muito a prevenção à crimes, em especial à violência. Acho que Campanha, mesmo sendo um município de pequeno porte, deveria estudar a possibilidade de se criar a guarda municipal. Estamos verificando a cada dia, mesmo nessas cidades pequenas, crimes antes nunca cometidos, como os que ocorreram em agências bancárias e com eles aumenta também o medo das pessoas. Acho que essa guarda poderia colaborar bastante com o serviço de segurança no Município, em especial em eventos públicos, com ações preventivas.

A sugestão é que o Prefeito estude a possibilidade de criação dessa guarda. “Essa sugestão não pode ser pensada da noite para o dia. É preciso sim estudar com bastante critério a formação dessa guarda e de toda a sua estrutura. Sabemos que isso não depende somente de uma indicação, mas de projeto de lei e regulamentações posteriores que cabem ao Executivo; mas fica aqui a sugestão que poderá agregar valor na segurança tanto da população, quanto do próprio Município. Acredito que a Indicação será estudada pelo Executivo com muito carinho”, finalizou a autora, Vereadora Lourdes Silva de Souza.