Educação / Cursos

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

A Câmara Municipal também aprovou por unanimidade Indicação no sentido de que a Prefeitura possa ministrar aos professores do ensino regular, cursos para atender os alunos com necessidades especiais. A idéia, contida na Indicação 158/2013, de autoria da Vereadora Lourdes Silva de Souza, é oferecer atendimento especializado, ambiente e material didático adequado. “Sabemos que o Executivo, através do Departamento de Educação, sempre busca o aprimoramento de seus profissionais e sabemos também que cada servidor busca se qualificar a cada dia e isso é muito bom. Para um atendimento ainda melhor, a proposição tem por objetivo sugerir ao Prefeito que ofereça mais cursos aos profissionais da Educação, voltados ao atendimento de estudantes com necessidades especiais. Por isso que a indicação foi colocada em discussão e aprovada, sendo encaminhada ao Prefeito Municipal”, frisou a autora da Indicação.

No documento, a vereadora ainda destacou os detalhes da idéia. “Para promover a universalização da educação, Estado e Municípios buscam também implementar programas direcionados ao atendimento de portadores de necessidades educativas especiais, com o objetivo de viabilizar recursos para que a Educação se dê com qualidade, garantindo condições financeiras e pedagógicas para o acesso, permanência e inclusão de todos no processo educativo, respeitando as diversidades em todos os níveis de ensino. Para tanto, é necessário que o município ofereça as condições para que o seu profissional da Educação possa realizar o seu trabalho de forma que a criança desenvolva mecanismos de aprendizagem e adquira os conhecimentos necessários para se tornar um cidadão efetivamente integrado à sociedade”.

Em entrevista ao Jornal da Câmara, a autora ressaltou o papel da Educação em formar cidadãos. “É preciso se investir cada vez mais na Educação. O futuro de nossa cidade, do Estado, do país, depende e muito do investimento que se faz nesse setor. É preciso se investir sempre na qualificação para o atendimento à todas as pessoas. Fica aí mais uma sugestão aprovada na Câmara”, completou a Vereadora Lourdes Silva de Souza.