Sugestão de Projeto de Lei / Denominação / Sinalização

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

O Plenário da Câmara aprovou no dia 02 de abril proposição que propõe ao Executivo Municipal, que elabore um Projeto de Lei dando denominação às estradas rurais e pontes, com suas respectivas sinalizações verticais, indicação de quilometragem e bairros a que se destinam. A Indicação nº 180/2013, de autoria do Vereador Antônio Flávio Fonseca Filho, ainda sugere que as denominações possam conter nomes de pessoas que viveram na localidade rural e que tiveram sua vida e de suas famílias dedicadas ao trabalho e à produção.

O intuito, segundo a proposição, é facilitar os serviços de entrega, a localização de comunidades e também homenagear pessoas que colaboraram com o desenvolvimento do Município. “A denominação das vias rurais e pontes facilita a localização, concorre para agilizar a prestação de serviços em geral, como entrega de correspondência e encomendas, de serviços da rede elétrica, de patrulhamento rural e segurança, de prestação de socorro, colaborando para melhorar a cartografia da área rural. A denominação com pessoas que viveram no local busca homenagear aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade e tiveram sua vida inteira e a de suas famílias dedicadas ao trabalho. Há que se valorizar o homem do campo, que dá o seu suor para produzir e fornecer alimentos para abastecer a população, razão pela qual merece o reconhecimento pelo seu relevante papel na sociedade”.

O autor ainda ressalta que não basta somente realizar as denominações, mas elaborar todo um projeto posterior de sinalização dessas vias e pontes. “É muito importante também que o Executivo sinalize esses locais, com placas, para também facilitar o acesso de veículos e pessoas. Essas sinalizações verticais são muito boas para isso, bastando que o Executivo se planeje e estude também essa possibilidade. A idéia é colaborar com o produtor e com outros cidadãos e profissionais que precisam se deslocar todos os dias para a zona rural”, finalizou o autor Antônio Flávio Fonseca Filho.