Sugestão / Educação / Escola Modelo

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

O Plenário da Câmara aprovou indicação ao Prefeito Municipal no sentido de que estude a possibilidade de criar uma escola modelo na comunidade rural do Campo Grande, com acesso ao ensino fundamental e creche em período integral, com o objetivo de atender as diversas comunidades rurais ali existentes.

A Indicação nº 219/2013, aprovada em maio, de autoria do Vereador Edwirges Rafael dos Reis, sugere o estudo para que se crie a escola, como modelo de atendimento à educação na zona rural.  “Tal iniciativa tem por objetivo primordial levar o ensino fundamental às crianças da zona rural, que precisam se deslocar para o centro urbano, muitas vezes viajando na madrugada, enquanto seus pais estão trabalhando nas colheitas. Isso sem contar as crianças em idade inferior a cinco anos, que também precisam de assistência, como uma creche por exemplo. Aquela região rural é extensa, abrangendo um número grande de comunidades próximas. Essa escola poderia ser um modelo no atendimento aos estudantes da zona rural.

O autor ainda se refere ao estudo para a implantação de uma escola modelo. “Uma escola como essa necessita, claro, de investimentos para sua construção. Mais do que isso, é preciso também se pensar em toda a estrutura que comporte todos os estudantes daquela região. Por isso sugiro primeiramente um estudo para verificar a possibilidade de se construir essa escola modelo, com o intuito de dar melhores condições aos estudantes rurais. Vale ressaltar que, quando se investe em educação, transformamos os nossos valores em realidade”.

A idéia, segundo ele, é também se evitar o êxodo escolar. “Muitos estudantes acabam desanimando dos estudos porque precisam trabalhar para ajudar em casa. Com uma boa estrutura, com uma boa escola na zona rural, seria um atrativo a mais para os estudantes, que teriam maior conforto, próximo às suas casas. Certo de que o Executivo está sempre sensível às questões sociais e que envolvem o desenvolvimento humano, conto com o seu apoio”, finalizou o autor da proposição, Vereador Edwirges Rafael dos Reis.