Indicação / Estrutura / Atendimento / Emater

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

A Câmara Municipal da Campanha aprovou indicação ao Prefeito para que estude a possibilidade de reformar ou ampliar o prédio cedido à Emater ou mesmo ceder um local maior, para melhor atender aos produtores rurais do Município. A Indicação nº 150/2013, de autoria da Vereadora Valéria Goulart da Costa, se justifica nos inúmeros benefícios que a Emater traz ao produtor rural de Campanha e do Estado. “A EMATER-MG atua como um dos principais instrumentos do Governo de Minas Gerais para a ação operacional e de planejamento no setor agrícola do Estado, especialmente para desenvolver ações de extensão rural junto aos produtores de agricultura familiar. Como resultado de seu trabalho, temos a melhoria da qualidade de vida e condições dos produtores de agricultura familiar, a inclusão social de grupos e comunidades rurais, por meio de programas geradores de emprego e renda, e as ações de organização rural para o desenvolvimento com sustentabilidade e atendimento aos direitos de cidadania”.

A proposição ainda enumera situações do cotidiano no atendimento aos produtores rurais no atual escritório localizado em estrutura cedida pela Prefeitura à empresa de extensão rural. “Atualmente a Emater, em local cedido pela Administração Municipal, não está conseguindo atender a contento aos nossos produtores, uma vez que o local é pequeno, sem ventilação e não dispõe de salas reservadas, ou até mesmo de uma sala de espera, bastando verificar que em dias de atendimento, os produtores se aglomeram do lado de fora, expostos ao sol e à chuva. É notória a parceria com o Poder Público e, considerando que, brevemente, a Emater estará também realizando um trabalho de parceria com a Epamig, que irá dobrar a prestação de serviços aos nossos produtores, necessitando, para tanto, de um local maior e que agregue um número maior de atendimentos, solicito a atenção do Exmo. Sr. Prefeito para a presente proposta, na certeza de que o Executivo tem nessa parceria com a Emater o objetivo primordial de apoiar a base de nossa economia”, frisou a autora, na Indicação à Prefeitura.

“No mês de Junho, tivemos na sede da Câmara Municipal a prestação de contas das atividades realizadas pela Emater em Campanha e pudemos verificar o quanto a empresa colabora com a economia do Município. Este espaço vem sendo cedido há alguns anos, mas o serviço se expande a cada dia, sendo necessário um espaço maior, para melhorar ainda mais as atividades do setor. Acho que seria bom para a Emater, seria bom para os produtores, melhor ainda para a economia do Município, pois em uma estrutura maior, mais serviços poderiam ser desenvolvidos”, acrescentou a autora, Vereadora Valéria Goulart da Costa.